UEA promove mais de 250 horas de atendimentos gratuitos no V Ciclo de Práticas Avançadas em Estomaterapia
![]() |
Foto – Divulgação |
A Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) foi palco do V Ciclo de Práticas Avançadas em Estomaterapia, com foco em incontinências. O evento, que ocorreu entre os dias 5 e 10 de maio, ofereceu mais de 250 horas de atendimentos gratuitos à população com disfunções do assoalho pélvico, consolidando-se como a maior ação de extensão universitária na área da Estomaterapia no Norte do Brasil.
Durante seis dias intensos de atividades práticas, quatro consultórios funcionaram simultaneamente no Laboratório de Estomaterapia. O espaço acolheu mulheres com incontinência urinária por esforço, urgência ou mista; incontinência fecal; constipação; prolapsos de órgãos pélvicos; além de homens com disfunções pélvicas pós-prostatectomia. No total, foram realizados 120 atendimentos clínicos, todos com continuidade garantida até a alta dos pacientes.
A ação mobilizou 23 especializandos e cinco docentes da UEA, sob coordenação do Prof. Dr. Nilson Bezerra, e atraiu profissionais de diversas localidades da região Norte, como Acre, Rondônia, Tocantins e Pará. Os alunos, já especialistas em outras áreas – alguns com mestrado e doutorado –, vivenciaram a formação técnica, aliada a um forte impacto social.
“Foram dias em que toques transformaram realidades, músculos se encontraram com afetos e as guardiãs do assoalho pélvico mostraram que cuidar também é um ato de resistência”, destacou o professor Nilson Bezerra, emocionado ao encerrar o evento. “É uma forma concreta de devolver à sociedade o investimento público feito na universidade. Oferecemos saúde, bem-estar e qualidade de vida”, afirmou o especializando Mamoud Amed Neto.
Existe solução
A especializanda Raquel Alves resume o sentimento do evento. “Cada paciente chegava com uma história única. Nosso papel era mostrar que havia solução. Ver os sorrisos após cada consulta foi impagável.”
O professor Ítalo Dias também reforçou o valor social da ação. “A UEA tem papel fundamental na formação de especialistas comprometidos com a Estomaterapia. Este ciclo prova isso com excelência.”
Referência nacional
O V Ciclo contou com a presença das professoras convidadas Dra. Bianca Caneloi (SP) e Dra. Anadelle de Souza (MG), referências nacionais na área, além dos doutores Ítalo Dias e Geraldo da Costa, egressos do curso da ESA/UEA, além do próprio coordenador do curso.
Com base em técnicas como laserterapia, eletroterapia, biofeedback, auriculoterapia e treinamento do assoalho pélvico, os atendimentos visaram não apenas aliviar sintomas, mas devolver autonomia e dignidade às pessoas atendidas.
Formação de excelência com propósito
O V Ciclo integra o módulo de Disfunções do Assoalho Pélvico do curso de Especialização em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências da ESA/UEA, acreditado, nacionalmente, pela Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e pelo World Council of Enterostomal Therapists (WCET).
Nenhum comentário