Indígena Kokama denuncia estupro por policiais durante custódia no interior do AM - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Indígena Kokama denuncia estupro por policiais durante custódia no interior do AM

Foto: divulgação 
Uma mulher indígena da etnia Kokama, de 29 anos, denunciou ter sido vítima de estupros e agressões enquanto esteve presa na 53ª Delegacia de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas. Segundo a denúncia, os abusos começaram em novembro de 2022 e ocorreram durante os cerca de nove meses em que ela permaneceu na delegacia, inclusive com o filho recém-nascido ao seu lado.

Sem cela feminina no local, ela foi mantida com presos homens e alega ter sido violentada por quatro policiais militares e um guarda municipal. A vítima só conseguiu denunciar o caso em agosto de 2023, após ser transferida para uma unidade prisional feminina em Manaus.

A defesa moveu ação pedindo R$ 500 mil em indenização do Estado e aponta omissão das autoridades, inclusive após uma visita judicial que teria identificado as irregularidades. A indígena também pede acompanhamento médico e psicológico, além de reconhecimento das violações sofridas durante a custódia.

O caso é acompanhado pelo Ministério Público do Amazonas, que prometeu rigor nas investigações. As corregedorias das forças de segurança também apuram os fatos, e o processo criminal segue sob sigilo.


Nenhum comentário