Novo ponto do Procon Manaus é inaugurado em galeria no Centro com atendimento humanizado
![]() |
Fotos – Carlos Oliveira/Vice-Prefeito e Clóvis Miranda/Semcom |
Na ocasião, representando o prefeito David Almeida, Renato Júnior disse que a escolha da galeria como sede da nova unidade não foi por acaso. “Foi feito um estudo para definir o local e a decisão foi técnica e sensível, porque aqui passa gente de todo canto, principalmente quem mais precisa”, afirmou.
O vice-prefeito ainda exaltou a atuação da equipe do Procon Manaus. “Aqui não tem vaidade e nem espaço para erro. O que existe é um aquário com vários peixes nadando, cada um no seu papel. E todos remando para proteger o consumidor”, comparou.
Renato também destacou a força feminina à frente do órgão. “A Onilda é técnica, firme e acolhedora. E o Procon é isso, um espaço onde quem não sabe nem como explicar o que está sentindo encontra alguém que entende, acolhe e resolve”, assegurou.
O espaço, que funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, é o segundo ponto físico do Procon Manaus na capital, que já possui uma sede no shopping Phelippe Daou. Desde dezembro de 2023, os dois pontos somam mais de 5 mil atendimentos. Mas, como lembrou a presidente do órgão, Onilda Abreu, o desafio vai muito além dos números.
“Nosso objetivo é descentralizar o atendimento, mas também mudar a cultura. Muita gente ainda não sabe que tem direito, ou não sabe como buscar ajuda. E o Procon está aqui para acolher, orientar, resolver”, ressalta a presidente.
A nova unidade pretende facilitar o acesso e reduzir o tempo de espera para a população, especialmente a que circula pelo Centro. E o impacto é duplo, além de atender consumidores, também movimenta a economia local. “Cada novo serviço instalado aqui dentro fortalece as vendas dos permissionários e atrai mais público para a galeria”, avalia o diretor administrativo das Galerias Populares da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Marquinho Maia.
A estrutura reforça ainda projetos como o “Procon Manaus nos Bairros”, ação itinerante que leva atendimento às comunidades e, neste ano, já passou pelo Japiim, zona Sul. Nos anos anteriores, o projeto esteve em bairros como Cidade Nova, zona Norte; Flores, zona Centro-Sul; Centro, zona Sul; Tarumã, zona Oeste; e Viver Melhor 2, zona Norte, sempre com foco em ampliar o acesso à informação e aos canais de resolução de conflitos. Já o “Negocia Manaus”, feirão realizado em março, resultou em mais de 600 acordos formalizados e mostrou o potencial de parcerias estratégicas para devolver dignidade financeira aos consumidores.
Conforme a Onilda, os dados oficiais mostram que 78% das famílias brasileiras estão endividadas. “Não queremos apenas resolver conflitos. Queremos educar, ensinar desde cedo o consumo consciente, o planejamento financeiro. Por isso, levamos o Procon Manaus às escolas e desenvolvemos ações que vão muito além da fiscalização. São projetos de cidadania”, explica.
Para ser atendido, o consumidor deve levar RG ou CNH, CPF, comprovante de residência e documentos relativos à queixa. “E deve levar, principalmente, a disposição para não aceitar mais o papel de vítima. Você não está sozinho. E agora, está ainda mais perto da ajuda”, finalizou a presidente do Procon Manaus.

Nenhum comentário