Vander Góes deixa legado na Assembleia Legislativa e recebe homenagens de políticos, familiares e amigos - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Vander Góes deixa legado na Assembleia Legislativa e recebe homenagens de políticos, familiares e amigos

Foto: Hudson Fonseca / Aleam

 O procurador-geral adjunto da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Vander Laan Reis Góes, que faleceu aos 75 anos na noite de terça-feira (1º/7), deixou um legado de dedicação na convivência com os deputados, deputadas e servidores do Parlamento estadual.

Servidor efetivo desde 1987, Vander Góes dedicou 38 anos de sua vida ao Poder Legislativo, sendo reconhecido pela integridade, compromisso com o serviço público e por sua trajetória marcada pela ética, gentileza e excelência no exercício da advocacia pública.

Familiares, amigos, servidores, deputados e deputadas, políticos e ex-deputados prestaram a última homenagem a Vander Góes no auditório Belarmino Lins, na manhã desta quarta-feira. No fim da tarde, o corpo foi transladado para Parintins, cidade natal do procurador, onde será sepultado.

Formado em Economia e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Góes também possuía especialização em Direito do Estado pela Universidade Candido Mendes (RJ) e mestrado em Direito Interinstitucional pela Universidade Federal de Pernambuco.

Homenagens do Parlamento

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), destacou o profissionalismo do procurador-geral adjunto Vander Góes e reconheceu sua dedicação no Parlamento estadual. Vander Góes seria homenageado com a Medalha Ruy Araújo, propositura de Roberto Cidade.

“Com certeza vai ficar marcado na história da Assembleia Legislativa. Morreu aos 75 anos e hoje nós estamos aqui num momento triste, porque era uma pessoa que marcou a todos nós. Ele foi condecorado com a Medalha Ruy Araújo, a gente apresentou e foi aprovado, iríamos entregar para ele ainda este ano, foi um projeto de minha autoria. Mas vamos fazer de alguma forma, mesmo póstuma, porque é uma homenagem mais do que merecida. Perdemos uma pessoa maravilhosa, respeitada por todos nesta Casa, que deu contribuição decisiva para o desenvolvimento do Estado do Amazonas”, afirmou.

Cidade também lembrou com carinho a paixão de Vander Góes pelo boi Garantido e por Parintins. “Ele foi campeão em tudo: na vida, aqui na Assembleia, no coração das pessoas.  Quero externar meus sentimentos a toda a sua família e dizer que a Assembleia Legislativa não estaria aqui hoje se não tivesse a contribuição dele. Em nome do Poder Legislativo, dizer para todo o Estado do Amazonas que perdemos uma pessoa que deu a sua contribuição aos destinos do Estado do Amazonas. Porque o procurador é o cérebro de muitas leis que acontecem aqui nessa Casa, e ele foi procurador-geral por vários anos”, enfatizou.

Já a deputada Alessandra Campelo (Podemos) afirmou que o doutor Vander Góes era uma unanimidade e que ninguém tem uma crítica a ele em sua trajetória belíssima do ponto de vista intelectual e profissional.

“Eu fui servidora da Assembleia há cerca de 20 ou 30 anos, quando a Assembleia ainda funcionava na avenida 7 de Setembro, e eu lembro do doutor Vander lá, sempre muito gentil, acessível, sempre orientando, enfim, um coração maravilhoso, um coração vermelho Garantido. Gostava de pescaria e de falar de coisas boas e positivas. Era alguém que, quando você encontrava, ele sempre colocava você para cima. Ele teve uma história muito linda aqui nesse plano e foi chamado porque acho que estão precisando dele em algum outro plano superior. É triste, mas me sinto muito grata em ter convivido com ele”, afirmou.

Na esteira da colega, Abdala Fraxe (Avante) também se manifestou em homenagem ao procurador da Aleam. “Doutor Vander Góes marcou presença aqui nos últimos 38 anos, uma alegria diária para todos aqueles que trabalhavam com ele. Além da sua competência reconhecida no Estado todo. Um homem que batalhou aqui dentro da Assembleia pelas melhores condições para que esse Poder pudesse desenvolver da melhor maneira possível os seus trabalhos no Amazonas e vai deixar uma saudade muito grande”, disse.

Emocionado, Wilker Barreto (Cidadania) disse que recebia com muito pesar a partida do Vander Góes e que teve a oportunidade de falar com ele uma semana antes do início do Festival de Parintins.

“Ele tinha uma identidade muito forte que se misturava tanto com a Assembleia Legislativa, pela sua contribuição como procurador-geral adjunto chefe por longos anos, e no Festival Folclórico de Parintins. Era um apaixonado pelo festival. Uma perda triste que pegou todos de surpresa. Tenho certeza de que a Assembleia fará uma justa homenagem, assim como os bois também. E que o Amazonas conheça um pouco de sua contribuição, porque o Parlamento não é feito só pelos deputados e deputadas, mas também por aquelas pessoas que contribuem como servidores”, destacou.

Reconhecimento

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa, como o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o ex-deputado Lupércio Ramos e o superintendente adjunto da Suframa, Belarmino Lins, também prestaram suas homenagens.

Presidente da Aleam por três vezes, Belarmino Lins lamentou a perda do amigo que, na sua avaliação, simboliza a relevância dos serviços prestados com dignidade, responsabilidade e competência.

“Fui deputado 32 anos. O Vander foi o procurador-geral da Assembleia durante todos os meus mandatos como presidente, que durou seis anos. É uma pessoa sempre competentíssima e, sobretudo, de extremo valor moral, digno. É uma perda irreparável para o Poder Legislativo, sobretudo para aqueles que o conheceram depois de trabalhar ao longo de tantas décadas”, destacou.

Já Lupércio Ramos, também presidente por três vezes, lembrou do bom humor e da alma generosa do amigo.

“Convivi muito com o Vander Góes. Tenho a felicidade, nesse momento muito triste, mas felicidade de ter, como presidente da Aleam, nomeado o Vander como procurador-geral da Procuradoria da nossa Assembleia. Ele sempre foi uma pessoa digna do local onde trabalhava. Uma alma muito livre, aberta, uma alma maravilhosa. Ele alegrava os ambientes com piadas e leveza. E não tinha tempo ruim”, disse.

O atual prefeito de Manaus, David Almeida, lembrou que conviveu com Vander Góes durante os 12 anos em que exerceu mandato como deputado estadual. “Era um homem alegre, de bem com a vida, fiel ao dever, apaixonado por Parintins e pelo boi Garantido. Deixa um legado de companheirismo e conhecimento”, afirmou.

Despedida de amigos

O compositor e cantor amazonense Chico da Silva compareceu ao velório para se despedir do amigo.

“O Vander, além de ser meu amigo, era um irmão que, no decorrer da vida, a nossa amizade fortaleceu. Eu o chamava de ‘meu nobre amigo’ e ele me chamava de ‘meu nobre irmão’. Era um cara super solícito, com muita alegria e amor, sempre pronto a atender as demandas de um amigo e de uma pessoa necessitada”, enfatizou.


Nenhum comentário