Ambulantes vendendo alimentos vencidos agridem guardas municipais durante operação no Centro de Manaus
![]() |
Foto: reprodução |
Agentes da Guarda Municipal de Manaus foram agredidos nesta quinta-feira (7/8) durante uma operação de reordenamento urbano no Centro da capital. A ação, parte do programa “Mutirão no Bairro”, resultou em violência após ambulantes irregulares se revoltarem contra a fiscalização, que identificou a venda de alimentos vencidos, em condições insalubres e até infestados por insetos.
Durante a operação, dois servidores públicos ficaram feridos, sendo um deles atingido com gravidade na cabeça. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um guarda com o rosto ensanguentado, após ser atingido por pedras e paus arremessados por um grupo de ambulantes revoltados.
Além das agressões físicas, servidores relataram ameaças feitas por supostos integrantes de facções criminosas que estariam infiltrados entre os vendedores irregulares. A situação gerou clima de tensão na região central da cidade.
A operação teve como foco a fiscalização de galpões clandestinos, barracas e carrinhos que estavam armazenando e comercializando alimentos fora da validade, muitos com etiquetas de validade adulteradas por máquinas encontradas no local. Os agentes também identificaram ambientes escuros, úmidos e infestados por ratos e baratas, especialmente na rua Miranda Leão, um dos principais pontos da ação.
No primeiro dia da operação, realizado na segunda-feira (4/8), mais de 250 itens alimentícios vencidos ou adulterados foram apreendidos, incluindo salames, torradas e outros produtos perecíveis. A força-tarefa envolveu a participação de 16 secretarias municipais, em uma ação coordenada pela Prefeitura de Manaus, com o objetivo de revitalizar e devolver a segurança e a salubridade ao Centro Histórico da cidade.
Apesar da violência, a prefeitura informou que as ações de reordenamento continuarão nos próximos dias, com apoio de forças de segurança, para garantir a integridade dos servidores e da população que frequenta a área.
Nenhum comentário