Hytalo Santos e marido são presos por suspeita de exploração de menores
![]() |
Foto: Polícia Civil/Divulgação / Perfil Brasil |
O influenciador Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15) em uma casa localizada em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A prisão ocorreu no âmbito de uma investigação sobre exploração de menores em vídeos com grande alcance nas redes sociais. A ordem partiu da 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba.
A investigação é conduzida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Ambos apuram se menores de idade foram expostos em conteúdos de teor impróprio com fins de engajamento e monetização. A operação envolveu agentes das polícias civis da Paraíba e de São Paulo, além da Polícia Rodoviária Federal.
Como a denúncia ganhou visibilidade?
O caso ganhou repercussão após o youtuber Felca mencionar, em vídeo publicado no dia 6 de agosto, episódios de "adultização" de adolescentes em postagens ligadas a Hytalo. Com mais de quatro milhões de inscritos, o criador de conteúdo apontou o uso recorrente de menores em situações inadequadas, acendendo o alerta sobre o alcance desse tipo de material.
Desde então, foram autorizadas medidas como mandados de busca e apreensão e a suspensão imediata dos perfis do influenciador. A Justiça também determinou que os conteúdos publicados fossem desmonetizados. Isso significa que os vídeos não poderão mais gerar receita para Hytalo.
Outro ponto da decisão judicial foi a proibição de qualquer contato entre o influenciador e os adolescentes citados nas investigações. Os pais dos menores também estão sendo investigados por suposta omissão.
O que foi apreendido pela Justiça?
Na quinta-feira (14), as autoridades cumpriram mandado de busca na residência de Hytalo, em João Pessoa. No local, foram recolhidos celulares e um computador. No dia anterior, uma tentativa de cumprimento havia falhado porque o imóvel estava fechado. Desta vez, os agentes tinham permissão para arrombar a porta, caso necessário.
A Justiça da Paraíba afirma que as medidas foram tomadas com base em informações colhidas após denúncias feitas via Disque 100 e por vizinhos, que relataram festas com bebidas alcoólicas e comportamentos inapropriados envolvendo crianças e adolescentes.
O que diz a defesa do influenciador?
O advogado Sean Abib, que representa o casal, declarou que irá "tomar conhecimento" da decisão. Segundo a defesa, Hytalo "não tinha conhecimento da execução de mandado de busca e apreensão em uma das suas residências, até mesmo por tratar-se de medida judicial sigilosa."
A equipe jurídica também informou que ele está à disposição da Justiça e nega as acusações. Conforme nota enviada, o influenciador "reitera que jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes e que tudo restará definitivamente provado no curso da investigação e perante o público que nele confia e o acompanha nas redes sociais."
Segundo a defesa, todas as gravações foram feitas com "autorização legal e acompanhamento dos responsáveis." Além disso, afirmou que as adolescentes mencionadas nas denúncias são emancipadas.
*Terra
Nenhum comentário