Manaus no centro do debate climático: Ufam recebe pré-COP30 com presença de Janja e líderes internacionais
![]() |
Foto: reprodução |
Durante a programação, será entregue um documento elaborado por instituições de ensino superior, centros de pesquisa e redes científicas da Amazônia. O material reúne propostas e soluções voltadas para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), aumentar a resiliência de ecossistemas e populações vulneráveis e fortalecer práticas sustentáveis que unem ciência moderna e saberes tradicionais.
O encontro será realizado no setor Sul do campus sede da Ufam, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, zona sul de Manaus, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Amazônia como ativo estratégico
De acordo com os organizadores, a proposta é destacar a Ciência da Amazônia como um dos maiores trunfos do Brasil na busca pelo cumprimento das metas climáticas do país. O evento estará alinhado ao Plano de Transformação Ecológica, à Nova Indústria Brasil e aos eixos de mitigação e adaptação do Plano Clima.
O Brasil tem como objetivo reduzir entre 59% e 67% das emissões líquidas de GEE até 2035, tomando como base os índices de 2005. Nesse sentido, as contribuições apresentadas em Manaus deverão apontar ações práticas e aplicáveis na Amazônia, com respaldo científico, tecnológico e cultural.
Seis frentes estratégicas
Na COP29, realizada em 2024, foram definidos seis eixos que estruturam as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil. Eles serão a base da nova meta climática do país para 2025 a 2035. São eles:
- Transição nos setores de energia, indústria e transporte;
- (… demais eixos seguem dentro da construção da NDC).
Nenhum comentário