Médico permitia que falso profissional atendesse pacientes em seu lugar em Manaus
![]() |
Foto: Divulgação/PC-AM |
Um médico de 42 anos foi preso nesta terça-feira (5) em Manaus, suspeito de ceder seus plantões em unidades de saúde para um falso profissional. A prisão foi realizada durante a segunda fase da Operação Hipócrates, conduzida pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Segundo o delegado Cícero Túlio, o médico autorizava que Gabriel Ketzer da Silva, de 28 anos, atuasse ilegalmente em seu lugar, inclusive realizando atendimentos a crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Gabriel não possui qualquer formação na área da saúde e é estudante de educação física. Ele já havia sido preso em abril deste ano, na primeira fase da operação, e em 2021 por se passar por oficial das Forças Armadas.
Investigações revelaram que o médico tinha pleno conhecimento da fraude. Conversas extraídas de celulares apreendidos e documentos coletados durante a operação comprovam a colaboração entre os dois. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do médico, onde novos documentos foram localizados.
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou que está colaborando com as investigações e já instaurou sindicância para apurar a conduta do servidor, que foi afastado de suas funções. Os atendimentos realizados pelo falso profissional também estão sendo analisados.
O médico foi indiciado por falsa identidade, falsidade ideológica, estelionato contra pessoa vulnerável e falsificação de documento público. Ele permanece à disposição da Justiça.
Nenhum comentário