Em Brasília, UEA participa da XVII Assembleia Geral e XV Seminário Internacional do GCUB
![]() |
Foto: divulgação |
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participou, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, da XVII Assembleia Geral e do XV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (Gcub), realizado em Brasília. O encontro reuniu reitores, pró-reitores e representantes de instituições de ensino superior de diferentes países para discutir estratégias de internacionalização, cooperação acadêmica e fortalecimento da educação superior brasileira no cenário global.
A programação incluiu debates sobre os desafios atuais da educação internacional, a mobilidade acadêmica, os avanços em ciência e tecnologia e as oportunidades de parcerias multilaterais e ampliar conexões com universidades estrangeiras e de consolidar seu papel no intercâmbio científico e cultural. Foram destacados programas de bolsas para pós-graduação em universidades estrangeiras e iniciativas de pesquisa conjunta em áreas estratégicas.
Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac, a presença da instituição no evento reafirma o compromisso com a internacionalização. “A UEA tem avançado no fortalecimento de redes de pesquisa e de cooperação acadêmica. Estar no GCUB é fundamental para ampliar nossas possibilidades de intercâmbio, criar novas oportunidades para nossos alunos e professores e colocar a Amazônia em diálogo com o mundo”, destacou.
Sobre o Gcub
O Gcub, fundado em 2008, reúne, atualmente, mais de 90 universidades brasileiras e tem como missão promover a cooperação internacional e fomentar a inserção global da educação superior do país. No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Cooperação Educacional (DCE).
Nenhum comentário