Onça-pintada esgatada no Rio Negro tinha mais de 30 tiros de chumbinho na cabeça e pescoço em Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Onça-pintada esgatada no Rio Negro tinha mais de 30 tiros de chumbinho na cabeça e pescoço em Manaus

Foto: divulgação 

Um exame de raio-x revelou a brutalidade sofrida pela onça-pintada resgatada na tarde de quarta-feira (1º), nas proximidades da Praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. O animal foi encontrado com mais de 30 projéteis de chumbinho alojados no corpo, a maioria na cabeça e no pescoço.

A onça, um macho, apresentava sangramentos, perda de dentes, edemas nos olhos e nas orelhas, além de claros sinais de exaustão no momento do resgate.

O resgate

A operação contou com a atuação conjunta do Batalhão de Policiamento Ambiental, da Secretaria de Estado de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet), da Equipe Pet da deputada Joana Darc (UB) e do Laboratório de Internações de Fauna e Floresta (Laiff), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Após receber os primeiros cuidados veterinários em uma clínica especializada, o animal foi transferido para um espaço adequado, onde passará por tratamento e recuperação.

A deputada Joana Darc, que acompanhou a ação, destacou a gravidade da situação e o esforço da força-tarefa:

“A onça estava muito machucada. O resgate foi essencial para salvar sua vida, e agora um time de veterinários, biólogos e anestesistas está empenhado em sua recuperação. Nossa expectativa é que, depois do tratamento, esse símbolo da Amazônia possa voltar à natureza.”


Nenhum comentário