Suplente pode assumir vaga de Rosinaldo Bual após prisão em esquema de rachadinha - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Suplente pode assumir vaga de Rosinaldo Bual após prisão em esquema de rachadinha

Foto: reprodução 

suplente de vereador Alonso Oliveira (Agir-AM), atualmente à frente da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), pode retornar à Câmara Municipal de Manaus (CMM) após o afastamento do vereador Rosinaldo Ferreira da Silva, o Rosinaldo Bual.

De acordo com registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alonso é o primeiro na linha de suplência da sigla. Com longa trajetória política, ele já exerceu três mandatos como vereador – de 2013 a 2016, 2019 a 2020 e novamente entre 2023 e 2024. Advogado especializado em direito trabalhista e previdenciário há mais de três décadas, também foi presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) entre 2021 e 2022.

Prisão e afastamento de Bual

Rosinaldo Bual foi preso preventivamente na última sexta-feira (3) durante uma operação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que apura um esquema de rachadinha dentro da CMM. A Justiça determinou ainda o afastamento do parlamentar por 120 dias, além da quebra de sigilos bancário e telemático e o bloqueio de R$ 2,5 milhões em bens e valores.

Conforme o promotor Leonardo Tupinambá, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), as investigações identificaram que o parlamentar movimentava mais de R$ 2 milhões em uma conta bancária usada para receber depósitos ilegais provenientes dos salários de assessores.

Perfil do vereador afastado

Natural de Manacapuru, Rosinaldo Bual tem 49 anos, é casado, pai de três filhos e cumpre o seu segundo mandato consecutivo. Foi reeleito em 2024 com 7.892 votos. Agora, com o afastamento judicial, o cenário abre espaço para que Alonso Oliveira retorne ao Legislativo municipal.


Nenhum comentário