Assembleia Legislativa do Amazonas celebra 20 anos da Escola do Legislativo com programação especial
![]() |
| Foto: divulgação |
“Ao celebrarmos os 20 anos da Escola do Legislativo reconhecemos o compromisso da Assembleia com a formação cidadã e com o fortalecimento da democracia no Amazonas. A Escola, ao longo dessas duas décadas, qualificou servidores e levou conhecimento à amazonenses, na capital e no interior. Nosso objetivo é seguir ampliando esse trabalho, garantindo que a educação legislativa continue sendo um instrumento de inclusão, participação e desenvolvimento para todo o Estado”, avaliou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).
A cerimônia marca duas décadas de uma iniciativa criada pela Resolução Legislativa nº 379, de 29 de novembro de 2005, na gestão do então presidente Belarmino Lins, com a finalidade de promover a qualificação técnico-profissional do funcionalismo público e ampliar o diálogo entre o Parlamento Estadual e a população.
Desde então, a Escola ampliou seus horizontes e passou a atender não apenas servidores, mas também estudantes, professores e moradores da capital e do interior, consolidando-se como um dos maiores programas de educação cidadã entre as Assembleias Legislativas do país.
Ao longo de sua trajetória, a Escola do Legislativo formou cerca de 400 mil pessoas por meio de cursos gratuitos, palestras, projetos itinerantes e ações voltadas à cidadania. Entre seus programas mais consolidados estão o Parlamento Jovem, o Conhecendo o Legislativo, o Cidadão de Berço, o Educando pela Cultura e o Educando pelo Amazonas.
Ao completar 20 anos, a Escola do Legislativo reafirma sua missão: formar cidadãos críticos, qualificar servidores, promover inclusão e contribuir para o fortalecimento da democracia no Amazonas. Em tempos de desafios sociais complexos, suas ações representam um investimento direto na construção de uma sociedade mais consciente, participativa e justa.

Nenhum comentário