Candidato é eliminado do Enem em Manaus após relógio apitar durante a prova
![]() |
| © FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL |
O participante, identificado como Everton Gomes, de 30 anos, contou ao G1 que ficou surpreso com a decisão dos fiscais. “Eu não sabia que o relógio poderia me desclassificar por causa disso. Se eu soubesse, não teria levado”, disse o designer de interiores.
Everton explicou que o acessório faz parte da sua rotina e é utilizado diariamente no trabalho, estudos e outras atividades. Ele também informou que esta foi sua segunda tentativa no Enem e que sonha em cursar Psicologia. “No próximo ano, vou tentar de novo”, afirmou.
O Ministério da Educação (MEC) reforçou que qualquer aparelho que emita som, mesmo que esteja dentro do envelope lacrado, pode resultar na eliminação imediata do candidato.
As provas deste domingo incluíram a redação e 90 questões de múltipla escolha, abrangendo as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira — Inglês ou Espanhol —, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Nenhum comentário