Capitães concluem curso de especialização, parceria entre UEA, SSP-AM, Iesp e PM
![]() |
| Fotos: Daniel Fernandes/Ascom UEA |
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou, na noite de segunda-feira (24/11), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, a cerimônia de certificação de 157 capitães da Polícia Militar, concluintes do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), com Especialização em Gestão Pública Aplicada à Segurança.
A formação é fruto da parceria entre a UEA, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp/SSP-AM). A iniciativa reforça o compromisso das instituições com a qualificação contínua dos profissionais responsáveis pela segurança pública no estado.
Na oportunidade, o Prof. Dr. Paulo César Diniz de Araújo, diretor da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) da UEA, representado o reitor André Zogahib, sentiu-se honrado por estar entregando 157 capitães formados pelo curso, algo que, segundo ele, é feito em academias internacionais e que, atualmente, pode ser feito no Amazonas.
“Hoje, nós temos oportunidade de formar os nossos oficiais e dos futuros majores justamente no próprio estado do Amazonas. E com a entrega dessa turma, nós não só entregamos um certificado, mas nós entregamos uma garantia de que Manaus, de que o Amazonas, não somente terá uma sensação de segurança, mas uma segurança real e que, certamente, terá paz para todos nós”, reforçou o docente Paulo César.
A mesa de honra foi composta pelo diretor da ESO/UEA; secretário da SSP-AM, Cel. PM Marcus Vinícius Oliveira de Almeida; comandante-geral da PM do Amazonas, Cel. PM Marcos Klinger dos Santos Paiva; subcomandante-geral da PM, Cel. PM Thiago Balbi de Souza Lima; diretor-geral do IESP, Cel. PM Eyderson Prado da Fonseca; chefe do Estado-Maior Geral da PM, Cel. PM Bruno Patrício de Azevedo Campos; e diretor de capacitação e treinamento da PM, Cel. PM Jatniel Rodrigues Januário.
Formação que amplia horizontes
Para o capitão da PM Adailson Farias Reis, a participação no curso proporcionou novos conhecimentos e competências fundamentais para o exercício de suas funções.
“Nossa expectativa é que possamos aplicar essa especialização e todo esse conhecimento do nosso serviço, prestando um bom serviço à sociedade e, principalmente, podendo retribuir todas aquelas pessoas que acreditaram em nós”, disse o concluinte.

Nenhum comentário