Com foco nos 35 anos do ECA, UEA realiza IV Semana Jurídica no município de Presidente Figueiredo
![]() |
| Foto: divulgação |
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Coordenadoria de Cursos de Oferta Especial da Pró-Reitoria de Interiorização (Proint), Escola de Direito e do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo (Nespf/UEA), realizou, entre os dias 17 e 21 de novembro, a IV Semana Jurídica do curso de Direito no município de Presidente Figueiredo.
Com o tema centralizando os 35 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esta quarta edição do evento visou intensificar o debate sobre a Lei Federal 8.069/90, que valida a doutrina da proteção integral para crianças e adolescentes.
O evento impulsionou a educação comunitária e mobilização social sobre os direitos humanos da criança e do adolescente no município. A programação da semana jurídica foi estruturada para alcançar tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade de Presidente Figueiredo, combinando teoria e prática.
A semana iniciou com palestras importantes sobre o “Foco em prevenção do abuso sexual infanto-juvenil e nos direitos das crianças e adolescentes” no Ceti Maria Eva dos Santos, contando com a importante participação do Projeto de Extensão Universitária Prevenção Combinada de HIV na UEA.
No evento também foi realizada uma gincana infantil na quadra do Nespf/UEA, com o engajamento do projeto Semjel Olímpica de Judô, coordenado pelo mestre Carlos Henrique, unindo esporte e integração social.
O evento incluiu uma palestra com o projeto social “Bombeiros Mirins”, ministrada pela sargento Ana Gonçalves no Corpo de Bombeiros local, reforçando valores de responsabilidade e civismo. A etapa de panfletagem e mobilização para conscientização do ECA ocorreu no Parque do Urubuí, levando o debate sobre os direitos diretamente à população.
A semana finalizou com uma palestra de aprofundamento técnico da Lei 8.069/90 no auditório do Nespf/UEA, marcando o encerramento das atividades e consolidando o conhecimento adquirido.

Nenhum comentário