Docente da UEA vence premiação com tese de doutorado sobre efetividade de políticas públicas em turismo acessível
![]()  | 
| Foto: Divulgação | 
A tese de doutorado “Modelo universal de mensuração da efetividade de políticas públicas em turismo acessível”, desenvolvida pela docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Prof.ª Dra. Marklea da Cunha Ferst, foi destaque na primeira edição do Prêmio Alumni Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) 2025, realizado em Itajaí (SC), na quinta-feira (30/10). O trabalho conquistou o primeiro lugar na categoria Doutorado, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
O estudo desenvolveu um modelo universal de avaliação da efetividade de políticas públicas de turismo acessível, fundamentado em design universal e diretrizes de acessibilidade, com indicadores para apoiar decisões e qualificar a implementação e o monitoramento das políticas no setor.
Para a Prof.ª Dra. Marklea, o reconhecimento é significativo e reforça a sua trajetória acadêmica dedicada ao turismo acessível e aos direitos das Pessoas com Deficiência (PcD), ao dar visibilidade à pesquisa aplicada realizada na região amazônica e valorizar a UEA, evidenciando a relevância social das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela universidade. “Não considero uma premiação apenas minha, mas estendo a toda gestão da UEA que propicia aos docentes condições para desenvolver um trabalho de impacto em prol do bem-estar social”, disse.
Sob a orientação da Prof.ª Dra. Sara Joana Gadotti dos Anjos, a tese de doutorado, desenvolvida entre 2017 e 2020, resultou na criação do Programa Mais Acesso da UEA, referência em acessibilidade e inclusão que atua em ações de pesquisa, ensino e extensão, realizando sensibilização, capacitação e inovação social.
Em abril deste ano, também foi lançada a plataforma Mais Acesso Conecta, disponível em: www.maisacessoconecta.com.br, em cooperação com o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e o Ministério Público do Trabalho, integrando PcD ao mercado de trabalho.
A tese é fruto de Doutorado Interinstitucional (Dinter), por meio de convênio firmado entre a UEA e a Univali. Com os resultados, Marklea atuou como consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Ministério do Turismo (MTur), no período de 2022 a 2023. O trabalho gerou, ainda, um acordo de cooperação técnica que viabilizou a publicação do livro “Turismo com acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para a promoção da acessibilidade”, em parceria com o MTur, a Unesco e o Parque Tecnológico Itaipu Binacional. A obra, publicada pela Editora da UEA, está disponível em: https://ri.uea.edu.br/items/57733998-4130-4fdb-88db-a875f86f8c5f.

Nenhum comentário