Eduardo Braga viabiliza recuperação de ramais na zona rural de Manaus e assegura prioridade no Minha Casa Minha Vida para ex-internos da Fazenda da Esperança - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Eduardo Braga viabiliza recuperação de ramais na zona rural de Manaus e assegura prioridade no Minha Casa Minha Vida para ex-internos da Fazenda da Esperança

_Com recursos articulados pelo senador, as obras no Ramal do Cueiras já começaram. A recuperação do ramal da Fazenda da Esperança está autorizada, e ex-internos da instituição poderão ser priorizados no programa habitacional._

A zona rural de Manaus segue recebendo obras importantes viabilizadas pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), por meio de emendas e articulação junto ao governo federal. Os 3,2 quilômetros do Ramal do Cueiras já estão em processo de asfaltamento, melhorando o acesso de moradores e agricultores da região.

E nesta sexta-feira, 16 de novembro, a Prefeitura assinou a Ordem de Serviço para recuperar os 8,3 quilômetros do Ramal do 15, principal acesso à Fazenda da Esperança, referência no tratamento e reinserção de dependentes químicos.

Braga destacou que essas obras integram um complexo de estradas vicinais que há anos carecia de investimentos. Ele lembrou ainda que quase R$ 32 milhões estão sendo aplicados apenas nos ramais da região e reforçou:

“Manaus não é apenas zona urbana. A zona rural é produtiva, é forte e ficou esquecida por muito tempo. Agora estamos recuperando o que é essencial para quem vive e produz aqui”.

Produtores comemoram chegada do asfalto

No Ramal do Cueiras, a chegada das máquinas transformou a rotina de quem depende da estrada para trabalhar.

O produtor de ovos Roberto Brígido relatou:

“Nota 10! Agora o ramal tá bom, muito bom mesmo. A gente vai e volta tranquilo, sem medo de quebrar o carro. Antes atolava, perdia ração. Agora dá para trabalhar”.

A produtora de pitaya Emilia Batista reforçou:

“Antes era um esforço enorme para levar e vender. Agora, com o asfalto, vai melhorar muito. Ajuda todo mundo — quem tem granja, quem planta verdura, quem cria porco”.

O prefeito David Almeida agradeceu a parceria:

“Quando o asfalto chega na zona rural, muda a vida das famílias. A prefeitura agradece ao senador Eduardo Braga, que tem sido um grande ajudador da cidade, inclusive da zona rural”.

Acesso à Fazenda da Esperança será reconstruído

A assinatura da Ordem de Serviço para recuperar os 8,3 km do Ramal Cláudio Mesquita, conhecido como Ramal do 15, que leva à Fazenda da Esperança, marcou a agenda.

A instituição acolhe pessoas em tratamento contra dependência química, e o estado precário da estrada dificultava o deslocamento diário de famílias e voluntários.

Braga explicou que a obra será profunda:

“Não vai ser uma obra qualquer. Vamos recuperar base, sub-base, agregar solo e entregar uma estrada muito melhor do que a antiga. A entrada da BR-174 para o ramal também será melhorada”, disse.

O senador lembrou que asfaltou o ramal há mais de 20 anos e que a falta de manutenção comprometeu toda a estrutura.

Moradias para ex-internos

Braga confirmou que ex-internos da instituição poderão ser priorizados no Minha Casa Minha Vida, de acordo com as regras do programa, que permitem reservar parte das unidades para pessoas em situação de rua ou em processo de reinserção social. Como presidente da comissão que analisou o novo MCMV no Congresso, o senador atuou para fortalecer esses critérios sociais.

“Dom Mário pediu 10 unidades por ano. Isso está na lei. Já conversei com o prefeito David: nós vamos assegurar essa prioridade. Essas pessoas merecem uma casa para reconstruir a vida”.

Energia limpa para reduzir custos

Braga também apoiará a implantação de um sistema de energia solar com armazenamento para reduzir a conta mensal da Fazenda da Esperança, hoje cerca de R$ 15 mil.

“Vamos montar um modelo híbrido: energia solar durante o dia e armazenamento para a noite. Será um exemplo para o país”, finalizou o senador. 

Nenhum comentário