Homenagem: docente da UEA recebe título de “Comendadora em Excelência e Qualidade Brasil”
![]() |
| Foto: divulgação |
Em reconhecimento aos trabalhos realizados na área de Educação no Amazonas, a Prof.ª Dra. Edinelza Macedo Ribeiro, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi agraciada com o título honorífico de “Comendadora em Excelência e Qualidade Brasil” pela Associação Brasileira de Liderança (Abla). A “Comenda Excelência e Qualidade Brasil” é um reconhecimento concedido a profissionais e outras personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação em território nacional. A cerimônia de outorga foi realizada no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, no dia 24 de novembro.
O evento, realizado em São Paulo, foi uma oportunidade para a Prof.ª Dra. Edinelza compartilhar o crescimento e a expansão interiorana da UEA. Ela destacou os cursos de ponta que impulsionam a inclusão social por meio de inovações tecnológicas, como os cursos de oferta especial mediado por tecnologia, que rompem barreiras geográficas na Amazônia.
O reconhecimento foi publicado em Diário Oficial (D.O.) e valida a excelência dos trabalhos realizados pela universidade em prol da sociedade amazonense. O título é visto, pela professora, como o ápice de um longo percurso acadêmico dedicado à área educacional, com foco no respeito à realidade do contexto sociocultural dos alunos do Amazonas.
Segundo Edinelza Ribeiro, o título é o reflexo da dedicação em compartilhar conhecimentos em cursos de formação de docentes, além das oportunidades que a UEA proporciona a professores por meio de programas de capacitação. “Somente por meio da educação pode-se criar expectativas de um futuro promissor”, acrescentou.
Projetos
Entre os trabalhos desenvolvidos, destaca-se um apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com foco nas línguas nativas remanescentes na microrregião do Alto Solimões. O projeto central de seu trabalho reside na adaptação da proposta metodológica de cenário ao campo da etnolinguística. Essa abordagem busca integrar uma variedade de fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, legais e ambientais para mapear e reconhecer o ambiente linguístico da região.
Com a experiência adquirida em seu doutorado em Desenvolvimento Sustentável, o trabalho da professora será mais interdisciplinar, contando com a colaboração do grupo de pesquisa da Rede de Estudos do Território e Sustentabilidade Amazônica (Redesam), ligado ao Cesp/UEA. O objetivo principal desta comunidade de estudos é o reconhecimento oficial e a garantia do uso institucionalizado das línguas nativas, estabelecendo uma política linguística fundamental para as populações que buscam preservar seus idiomas.
Seleção
O processo de seleção da Abla seguiu uma rigorosa pesquisa de campo por uma equipe de auditores. Foi utilizada uma metodologia de busca de informações que analisa índices de excelência, em áreas diferenciadas e múltiplas, para aprovar o credenciamento do homenageado. A qualidade no trabalho acadêmico foi mensurada por atributos como responsabilidade, respeito, dedicação, assiduidade, compromisso e criatividade.

Nenhum comentário