UEA e SSP-AM formam primeira turma de oficiais do CBMAM em Gestão e Governança de Riscos e Desastres, no Amazonas
![]() |
| Fotos: Divulgação |
“Hoje, eles estão melhor qualificados para exercer o seu trabalho, para estarem inseridos na sociedade como um todo. Nós estamos nada mais do que devolvendo para o nosso estado tudo aquilo que ele investe na nossa universidade”, comentou.
“Esse convênio, entre o Corpo de Bombeiros e a Universidade do Estado do Amazonas, vem consolidar a qualidade da formação no estado do Amazonas. Então, existe aqui toda uma preparação, um corpo pedagógico muito bem estruturado, uma coordenação de curso tanto dentro da UEA quanto dentro da nossa academia no corpo de bombeiros, de maneira que eles passaram dois anos em formação. Agora, recebem a chancela de tecnólogos”, disse, enfatizando ainda que a sociedade amazonense é a principal beneficiada com esse avanço.
Atividades do curso
Com duração de dois anos, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão e Governança de Riscos e Desastres – primeiro curso superior voltado à formação de bombeiros militares no Amazonas – contou com uma grade diversificada, incluindo atividades como operações de combate, salvamentos terrestres e aquáticos, operações aéreas e combate a incêndios.
De acordo com o coordenador acadêmico do curso, Prof. Dr. Antônio Estanislau Sanches, a oferta da formação foi essencial para fortalecer a atuação dos oficiais no estado.
“Nós temos que formar os nossos oficiais da polícia militar e os oficiais bombeiros para atuarem também junto à nossa sociedade, salvando vidas e preservando a nossa integridade”, afirmou.
Já o coordenador militar do curso, coronel QOBM Reinaldo Acris Menezes, destacou a contribuição da UEA no processo de credenciamento e na consolidação da formação em nível superior.
“Da parte do curso de bombeiros, nós estamos capacitando operacionalmente, como nós chamamos dentro da nossa instituição, que vai proporcionar condições para que esses, agora, aspirantes formados possam executar a missão de tenente, que é a missão operacional de atender a ocorrência, de trânsito, incêndio, salvamento aquático, inundação”, complementou.
Para a formanda Lívia Melo, a qualificação dos profissionais envolvidos no curso foi determinante para sua formação.
“Com todo o conhecimento adquirido no curso, considero que sou capaz de exercer as atividades que me serão demandadas, as missões que eu vou receber e a profissão mesmo”, finalizou.
A solenidade de outorga de grau também foi marcada por discursos emocionantes e homenagens aos docentes do curso. O dispositivo de honra foi composto pelo secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, coronel PM José Almir Cavalcante Rodrigues, representando o governador Wilson Lima e o secretário de Segurança Pública, coronel Marcus Vinicius; pela pró-reitora de Planejamento da UEA, Prof.ª Dra. Samantha Pinheiro; pelos coordenadores do curso, coronel QOBM Reinaldo Acris Menezes e professor doutor Antônio Estanislau Sanches; pelo diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia; pelo comandante-geral do CBMAM, coronel QOBM Orleilso Ximenes Muniz; pelo diretor-geral do Iesp, coronel Eyderson Prado da Fonseca; além de professores e demais autoridades.

Nenhum comentário