Bosco Saraiva anuncia que deixará a Suframa para se preparar para eleições de 2026
![]() |
| Foto: reprodução |
O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva (PSD), anunciou na manhã desta terça-feira (13) que pretende deixar o comando da autarquia nos próximos meses para se preparar para as eleições de 2026. A saída deve ocorrer até abril, prazo estabelecido pela legislação eleitoral para a desincompatibilização de cargos públicos.
Segundo Bosco, a decisão já está tomada e tem caráter político e estratégico. O principal objetivo, de acordo com ele, é contribuir com o projeto liderado pelo senador Omar Aziz (PSD).
“Vou deixar a Suframa dentro do período legal de desincompatibilização, porque, como já declarei, vou ajudar o senador Omar. Isso envolve uma conversa sobre uma possível candidatura minha à Assembleia Legislativa do Amazonas, mas esses detalhes ainda serão definidos quando eu me afastar do cargo”, afirmou em entrevista ao jornal Em Tempo.
Mesmo com a saída prevista, Bosco garantiu que seguirá integralmente dedicado às atividades da Suframa até o momento do desligamento. Ele destacou que ainda há uma agenda intensa de trabalho neste início de ano.
“Continuo 100% focado nos projetos e programas da Suframa que precisam ser implementados neste primeiro trimestre, como a análise de cerca de 90 projetos que devem ser apresentados na primeira reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) deste ano, prevista para fevereiro ou março”, explicou.
Embora ainda não tenha confirmado oficialmente se disputará um cargo eletivo, Bosco reforçou que permanece filiado ao PSD e que a decisão sobre concorrer à Assembleia Legislativa do Amazonas ou à Câmara dos Deputados será tomada de forma coletiva, em diálogo com Omar Aziz e aliados.
“Essa é uma discussão que passa pelo senador Omar, pelos meus companheiros e pelos meus amigos”, disse.
Ao falar sobre o projeto político, Bosco destacou que o foco é fortalecer a representação do Amazonas. Para ele, experiência administrativa e articulação política em Brasília são fundamentais para enfrentar os desafios do estado.
“Quero lutar para que possamos reconquistar, junto com o senador Omar, a capacidade de ajudar o nosso povo em várias áreas. O Amazonas precisa de poder político forte em Brasília e pulso firme”, afirmou.
Ao fazer um balanço de sua gestão à frente da Suframa, Bosco avaliou de forma positiva o período no cargo e disse que a experiência pode contribuir para uma futura atuação no governo estadual. Ele ressaltou a aproximação com o setor produtivo local, destacando visitas a cerca de 260 das 530 fábricas ativas da Zona Franca.
Por fim, o superintendente afirmou que pretende manter o vínculo construído com a indústria, o comércio e o setor de serviços da Zona Franca. “Esse sentimento e essa proximidade que construímos eu pretendo levar e colocar a serviço do governo do estado do Amazonas”, concluiu.

Nenhum comentário