Manaus terá voos diretos para Caracas a partir de fevereiro - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Manaus terá voos diretos para Caracas a partir de fevereiro

Foto: divulgação 

 O Amazonas passará a contar com uma nova rota aérea internacional com a confirmação de voos diretos entre Manaus e Caracas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6), durante evento realizado no auditório da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio).

A operação será realizada pela companhia Rutaca Airlines e faz parte das articulações do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com o objetivo de ampliar a conectividade aérea e fortalecer o intercâmbio turístico entre o Brasil e a Venezuela.

Segundo o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, a retomada da ligação aérea é resultado de um esforço conjunto entre diferentes esferas de governo. “Vamos trabalhar para que essa parceria seja duradoura. Esse é um interesse do Governo do Amazonas, do Governo Federal, da Embratur e do Ministério do Turismo. A meta é promover desenvolvimento, manter o crescimento do turismo no país e consolidar o Amazonas como um dos protagonistas desse avanço”, destacou.

O voo inaugural está previsto para o dia 24 de fevereiro. Inicialmente, a rota contará com duas frequências semanais, às quartas-feiras e aos domingos. As saídas de Manaus ocorrerão às 3h40, com chegada ao Aeroporto Internacional de Maiquetía, em Caracas, às 6h20. No retorno, as decolagens da capital venezuelana serão às 23h30, com chegada a Manaus às 2h20.

Para o diretor de negócios da Rutaca Airlines, Carlos Villegas, a escolha de Manaus se deu pela importância estratégica da capital amazonense no cenário regional. “Analisamos duas possíveis rotas no Brasil e Manaus foi a primeira escolhida pela sua relevância. Encontramos autoridades comprometidas e abertas a viabilizar projetos como este. Para nós, é uma satisfação ver essa iniciativa sair do papel”, afirmou.

Além da ligação direta com Caracas, os passageiros poderão seguir para outros destinos venezuelanos, incluindo a Isla Margarita, um dos pontos turísticos mais procurados por viajantes do Amazonas. A Rutaca também mantém operações para Havana, em Cuba, Bogotá, na Colômbia, Port of Spain, em Trinidad e Tobago, e Cidade do Panamá.

Destino Amazonas

Em 2025, a Amazonastur intensificou a promoção do Amazonas em feiras nacionais e internacionais, além de press trips e famtours que trouxeram jornalistas e operadores de turismo de mercados estratégicos da Europa, América do Norte e América Latina.

No mesmo período, o estado registrou 209.305 passageiros no fluxo internacional, um crescimento de 103,15%. A movimentação total no Aeroporto Internacional de Manaus chegou a 2.895.792 passageiros em 2025, aumento de 9,85% em relação ao ano anterior. Desse total, 74.231 eram estrangeiros, representando alta de 40,55%.


Nenhum comentário