Tragédia no Encontro das Águas: vídeo do naufrágio provoca indignação nas redes sociais - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Tragédia no Encontro das Águas: vídeo do naufrágio provoca indignação nas redes sociais

Foto: reprodução/redes sociais
O naufrágio de uma embarcação nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus, na tarde desta sexta-feira (13), deixou ao menos uma pessoa morta e passageiros à deriva, entre eles crianças. Além da tragédia, um vídeo gravado por uma mulher que acompanhava a cena passou a circular nas redes sociais e provocou indignação pela forma como ela narra o ocorrido.

Nas imagens, é possível ver diversas pessoas na água, algumas em botes salva-vidas, aguardando socorro. Em determinado momento, a mulher afirma que “só conseguiu sobreviver os fortes” e que “os fracos morreram tudo afogado”. A declaração gerou forte reação entre internautas, que criticaram o tom adotado durante a gravação.

“Não sei o que é pior: a desumanidade nos comentários da mulher ou a falta de vergonha na cara de ficar filmando a desgraça alheia ao invés de tentar ajudar”, comentou uma usuária nas redes sociais. Outras mensagens também questionaram a postura de registrar a tragédia enquanto vítimas lutavam para se manter na superfície.

A embarcação envolvida no acidente é a lancha de passageiros Lima de Abreu XV, operada pela empresa Lima de Abreu Navegações. O barco saiu de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte por volta das 12h30. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o número total de passageiros a bordo, quantos foram resgatados ou se há desaparecidos.

O Instituto Médico Legal (IML) informou que foi acionado por volta das 16h para a remoção do corpo de uma vítima, cuja identidade não foi divulgada. O corpo foi levado ao pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros, no Porto de Manaus.

De acordo com as autoridades, cerca de 25 bombeiros, três lanchas e oito viaturas foram mobilizados para o resgate. A Polícia Militar também enviou uma lancha, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizou uma ambulância. A Marinha do Brasil informou que mantém equipe no local e que uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste sobrevoa a área para auxiliar na localização de possíveis vítimas e na apuração inicial das causas do acidente.

O Encontro das Águas, onde ocorreu o naufrágio, é um dos fenômenos naturais mais emblemáticos da Amazônia, marcado pelo encontro dos rios Negro e Solimões, que correm lado a lado por quilômetros sem se misturar.

Em nota, a empresa responsável pela embarcação confirmou o acidente e afirmou que realiza a conferência de passageiros e tripulantes.

“No momento, estamos realizando a conferência de todas as pessoas que estavam a bordo, incluindo passageiros e tripulação, a fim de confirmar as informações com total responsabilidade e transparência. Também estamos apurando, junto às autoridades competentes, todas as circunstâncias que levaram ao ocorrido”, informou.

As causas do acidente ainda serão investigadas.


Nenhum comentário