Acordo encerra ameaça de paralisação no transporte coletivo de Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Acordo encerra ameaça de paralisação no transporte coletivo de Manaus

Foto: Reprodução
A greve dos rodoviários que ameaçava comprometer o transporte coletivo da capital amazonense foi suspensa após um acordo firmado entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos e Rodoviários de Manaus e Região Metropolitana (STTRM).

A negociação aconteceu na noite de quinta-feira (21), com mediação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e resultou na aprovação de um reajuste salarial de 4,1% para a categoria.

Além do aumento, o acordo também prevê a permanência dos cobradores que atualmente trabalham no sistema de ônibus da capital. Já os motoristas que acumulam a função de cobrador terão reajuste na gratificação recebida pela dupla função, passando de R$ 600 para R$ 800.

O presidente do STTRM, Givancir Oliveira, afirmou que o percentual ficou abaixo do reivindicado inicialmente pela categoria, que pedia 12%, mas considerou o resultado positivo diante do cenário das negociações.

Segundo ele, as decisões judiciais que impunham restrições à greve também influenciaram no desfecho das tratativas.

A paralisação estava prevista para iniciar nesta sexta-feira (22) e poderia afetar milhares de passageiros em Manaus. Antes do acordo, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região já havia determinado que parte da frota deveria continuar operando, mesmo em caso de greve, além de proibir bloqueios nas garagens das empresas.

O Sinetram alegava que a paralisação havia sido anunciada antes do encerramento oficial do prazo das negociações, mas as conversas seguiram até que as partes chegassem ao entendimento que evitou a greve.

Nenhum comentário