Projeto “Clube das Águas” da UEA encerra atividades com sarau hídrico e produções digitais, em Parintins - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Projeto “Clube das Águas” da UEA encerra atividades com sarau hídrico e produções digitais, em Parintins

O projeto “ Clube das Águas”, fruto de pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Universidade do Estado do Amazonas (ProfAgua/UEA), realizou o encerramento de atividades no dia 9 de maio, com programação na Escola Dom Gino Malvestio, em Parintins.

O “Clube das Águas” está inserido no II Programa de Educação Ambiental na Extensão Universitária (Peaeu), apoiado pela Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

O Clube das Águas é desenvolvido pelo mestrando Luiz Paulo Batista de Souza, sob orientação da Prof.ª Dra. Elizabeth da Conceição Santos, e nasceu como uma estratégia pedagógica para alunos do 3º ano do ensino médio. O objetivo é aproximar o debate sobre a conservação das águas e apresentar a Política Nacional de Recursos Hídricos, focando na sensibilização sobre os riscos que a má utilização desse valioso recurso pode trazer para a sociedade e na busca de soluções práticas para a conservação das águas da região.

Programação
A pesquisa transcorreu em um total de cinco encontros aos sábados pela manhã. Os temas foram trabalhados de maneira a promover o protagonismo estudantil e fomentar discussões sobre a problemática ambiental contemporânea envolvendo o uso hídrico. Utilizando a metodologia de Proposta e Participação-Ação para a Construção do Conhecimento (Propacc), as atividades foram organizadas em quatro momentos: motivação, construção, reflexão e reconstrução. Essa estrutura visa promover uma aprendizagem significativa na compreensão dos problemas ambientais e na busca de soluções para os desafios propostos.

Para garantir a profundidade exigida pelo tema, os encontros seguiram uma progressão: água no contexto global, nacional, regional e, por fim, local. Essa transição do escopo amplo para o local buscou capacitar os alunos a identificarem problemas reais relacionados à gestão de recursos hídricos em sua realidade, sua cidade e em seu bairro.

A quinta e última oficina, foi a culminância dessas atividades e sintetizou, de forma dinâmica e sensível, todo o conhecimento adquirido nas semanas anteriores. O evento iniciou-se com um Sarau Hídrico, momento em que convidados e alunos do projeto puderam declamar poesias autorais e clássicas sobre a temática. O ato valorizou os rios, lagos e outros corpos d’água que compõem a geografia parintinense.

O sarau contou com a presença de convidados, de forma presencial e a distância:
  • O Prof. Dr. José Camilo Ramos de Souza representou a coordenação local do ProfÁgua Parintins e declamou poesia.
  • A Prof.ª Dra Ieda Hortêncio Batista, coordenadora-geral do ProfÁgua, participou por videochamada, destacando a iniciativa e exaltando a importância de a universidade estar próxima da escola pública.
  • A orientadora, Prof.ª Dra. Elizabeth da Conceição Santos, também participou remotamente, celebrando o sucesso do projeto e incentivando os alunos na busca e aplicação do conhecimento adquirido.
  • A coordenadora do curso de Letras do Cesp, Prof.ª Ma. Dilce Pio Nascimento, junto a seus alunos de extensão, declamou poesias e cantou músicas temáticas.
Após as apresentações, os alunos participantes dirigiram-se à sala para sua última tarefa: produzir materiais para divulgação de seu trabalho. Sob orientação do professor Luiz Paulo Souza e dos colaboradores Phelipe Marques Reis e Ruth Marques Batista, eles roteirizaram, gravaram e finalizaram três atividades para postagem na página do Clube das Águas no Instagram. Os produtos incluíram um vídeo, um podcast e um carrossel de imagens focados em um problema identificado por eles durante as oficinas: a quantidade de sacolas plásticas descartadas de forma irregular em nossos rios.

O Clube das Águas é uma realidade que demonstra de forma clara a capacidade que os alunos têm ao exercerem o protagonismo, apoiados por metodologias capazes de explorar seu máximo potencial.

Nenhum comentário