UEA e Exército Brasileiro firmam parceria em defesa cibernética - Mix de Notícias

Últimas do Mix

UEA e Exército Brasileiro firmam parceria em defesa cibernética

_Acordo fortalece a formação de especialistas em segurança digital e integra Manaus à rede nacional do Exercício Guardião Cibernético 8.0_ 

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Exército Brasileiro firmaram, nesta quinta-feira (18/6), uma parceria para ações conjuntas na área de defesa cibernética por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica. O acordo também oficializa a Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) como HUB regional de Manaus do Exercício Guardião Cibernético (EGC 8.0), considerado o maior treinamento de defesa cibernética do hemisfério sul.

Coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (ComDCiber), o EGC 8.0 será realizado entre os dias 21 e 25 de setembro deste ano, simultaneamente em Brasília (DF) e em seis estados brasileiros. O evento integra Forças Armadas, governos, empresas e academia em ações de treinamento e simulação voltadas à proteção das infraestruturas críticas nacionais, como energia, finanças e telecomunicações.

Pela primeira vez, Manaus será um dos HUBs regionais do EGC 8.0, com atividades dentro da EST/UEA. A iniciativa abre portas para a participação de instituições locais, empresas e centros de pesquisa da região. A ideia é estimular o desenvolvimento de capacidades técnicas e a troca de conhecimentos em segurança digital, fortalecendo a integração entre academia, setor produtivo e governo.

A assinatura do termo contou com a presença do reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib; do comandante do ComDCiber, general de divisão Jacy Barbosa Júnior; do diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Silva Júnior; além de representantes do Comando Militar da Amazônia (CMA) e da gestão superior da universidade.

O reitor André Zogahib ressaltou que a escolha da UEA é resultado da consolidação da instituição como protagonista do cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação na região. “Trabalhar dentro de uma atividade como a cibersegurança, com uma equipe que já temos consolidada e com projetos desenvolvidos nessa área, ratifica o compromisso institucional da UEA em produzir conhecimento e contribuir com a proteção do Amazonas, da Amazônia e do Brasil em temas sensíveis e estratégicos. Nossa universidade conta com docentes, técnicos e estudantes que atuam nesse campo há muitos anos”, afirmou.

Para o comandante do ComDCiber, a parceria com a UEA será fundamental para fortalecer o diálogo entre os diversos setores envolvidos na proteção de infraestruturas críticas do país. “Quando um setor desses - água, energia ou transportes - entra em colapso, impacta a segurança das pessoas e, até mesmo, a soberania nacional. Hoje, enxergamos que as infraestruturas críticas dependem de todo o setor industrial e de serviços. E Manaus, logicamente, é o grande polo da região Norte e não poderia ficar fora dessa discussão”, afirmou.

Ainda segundo o general, a escolha da universidade contribui para ampliar a cooperação entre governo, academia e setor produtivo. “A junção da credibilidade que o Exército possui com a credibilidade de uma instituição de ensino ajuda a trazer todos os setores para conversar de forma mais aberta. A UEA é um local de conhecimento e de troca de experiências. Foi uma aproximação natural, e ficamos muito felizes com a receptividade que tivemos para trazer essa discussão para cá”, destacou.

Cibersegurança

De acordo com o diretor da EST/UEA, a realização do EGC 8.0 na escola fortalece uma área que já vem sendo desenvolvida pela instituição nos últimos anos. Entre eles está o projeto Demerzel, realizado em parceria com a empresa Motorola para desenvolver soluções de cibersegurança com Inteligência Artificial (IA) para dispositivos móveis. “Nós já temos uma cultura voltada para a cibersegurança. Trazer especialistas do Exército com ampla experiência vai agregar conhecimento aos nossos professores, alunos e técnicos mas, também, é uma oportunidade para conscientizar as empresas da região sobre a importância desse tema. Muitos acreditam que ataques cibernéticos acontecem apenas em outros países, mas isso pode acontecer aqui, no Amazonas”, observou Jucimar Silva Júnior.

Na ocasião, a delegação do Exército acompanhou os preparativos nos espaços da EST/UEA que receberão as atividades do EGC 8.0 em Manaus. O grupo também conheceu laboratórios e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) desenvolvidos em parceria com indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Sobre o EGC 8.0

Realizado pelo Exército Brasileiro, o EGC 8.0 é o principal treinamento de defesa cibernética do Hemisfério Sul. A iniciativa promove simulações de ataques digitais e incidentes em infraestruturas críticas, fortalecendo a capacidade de resposta e a cooperação entre instituições públicas e privadas. Entre os setores contemplados estão energia, águas, telecomunicações, transportes, finanças e governo digital, além das áreas de biossegurança e bioproteção. Na edição anterior, no ano passado, o evento reuniu mais de 160 organizações e cerca de 750 participantes de 20 países.

Em 2026, Manaus passa a integrar, oficialmente, a rede nacional de hubs regionais do treinamento a partir da EST/UEA, com a participação de instituições públicas e privadas, além de entidades representativas do setor industrial como a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).


Nenhum comentário