Equipes de saúde da prefeitura aplicaram mais de 5 mil doses no ‘Dia D’ da Multivacinação
![]() |
| Fotos – Divulgação / Semsa |
Mais de 5 mil doses de imunizantes foram aplicadas durante o “Dia D” da Campanha de Multivacinação de 2026, promovido pela Prefeitura de Manaus, no sábado, 22/8, em mais de 110 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A campanha segue até o dia 1º/9 em todas as salas da rede municipal, para atualização vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e ampliação da cobertura contra doenças imunopreveníveis no município.
Para a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, o balanço do “Dia D” demonstra uma boa adesão das famílias à mobilização, que ocorreu no período das 8h às 13h. Ao todo, ela relata, foram aplicadas 5.001 doses de vacinas do calendário básico nas 111 Unidades de Saúde da Família (USFs) participantes da ação.
“Essa adesão é essencial para reforçar a proteção do público juvenil e de toda a população contra doenças como poliomielite e sarampo. E a campanha continua mais uma semana, quem ainda não vacinou seus filhos, leve-os logo ao posto de saúde para fazer a atualização vacinal”, orienta a gerente.
Isabel ressalta que todos os imunizantes previstos no calendário básico estão disponíveis durante a estratégia de multivacinação, incluindo a segunda dose de reforço da vacina inativada contra a poliomielite (VIP), que passou a compor o guia de imunização neste mês, sendo recomendada para crianças de 4 anos.

“Na dúvida, compareça com seus filhos na unidade básica, e lá a equipe de saúde vai avaliar a caderneta de vacina e aplicar qualquer dose que esteja em falta para a criança ou adolescente”, recomenda Isabel.
Para a atualização vacinal, os pais e responsáveis devem apresentar o documento de identificação com foto da criança ou do adolescente, CPF ou cartão do SUS, e a caderneta de vacinação, em qualquer uma das 172 salas de vacina gerenciadas pela Semsa. A lista de locais, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada em www.manaus.am.gov.br/semsa, com acesso pelo menu “Unidades”, em seguida “Vacinação”.
“Na zona urbana, temos unidades de saúde que abrem aos sábados, das 8h às 12h, além da USF Carmen Nicolau, na zona Norte, e da USF Leonor de Freitas, na zona Oeste, que funcionam todos os dias, das 8h às 18h”, complementa Isabel.
Mobilização
A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026 iniciou no dia 3/8, com a oferta dos imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em 172 salas da Semsa Manaus, distribuídas nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.
O público-alvo da mobilização são as crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, com vacinas em atraso ou que necessitem de atualização da caderneta de vacinação.
A programação da campanha incluiu o “Dia D”, no último sábado, com a oferta da vacinação em 109 unidades da rede básica, das 8h às 13h. Na USF Carmen Nicolau e na USF Leonor de Freitas, o atendimento foi estendido até as 17h.
Também durante a estratégia, a Semsa vem promovendo a busca ativa de crianças e adolescentes com esquema vacinal incompleto, por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e outros sistemas oficiais de informação. Os usuários faltosos são encaminhados às unidades de saúde para receber as vacinas com o apoio dos agentes comunitários de saúde (ACS).

Nenhum comentário