Indígenas protestam contra PL de demarcação de terras na Aleam
![]() |
| Foto: Divulgação |
Membros da Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Copiam) pedem às autoridades políticas do Estado que façam algo para impedir o andamento da PL no Congresso Nacional.
O grupo é composto por indígenas de várias etnias que moram em Manaus, Autazes e em outros municípios do interior do Amazonas.
"Pedimos que não seja votado o PL 490. Nós não aceitamos. O presidente quer tirar um direito que é nosso há 500 anos. E ele queria tirar isso e entregar para grileiros. Ele diz que nós somos invasores, mas quem foi invasor foi D. Pedro, porque quando ele chegou aqui já existia nossos parentes indígenas", declarou o cacique Yawaratsuni Kokama, em entrevista ao G1.
A manifestação foi marcada por danças, canções indígenas, e palavras de ordem que clamam por respeitos aos povos indígenas.
O Projeto de Lei 490 (PL 490) foi elaborado pela bancada ruralista, a proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), na Câmara dos Deputados e prevê mudanças no reconhecimento da demarcação das Terras Indígenas e do acesso a povos isolados; com base na tese do marco temporal, que abre terras demarcadas para atividades como garimpos, mineração, agronegócio e construção de hidroelétricas, além de outras obras.
Os indígenas pedem o direito de poder usufruir suas terras, para manter sua existência, compreendendo a importância da relação histórica e ancestral.

Nenhum comentário