STJ cogita deixar escolha de ministros para sucessor de Bolsonaro - Mix de Notícias

Últimas do Mix

STJ cogita deixar escolha de ministros para sucessor de Bolsonaro

Leonardo Prado/ PGR

Ministros do STJ vêm se movimentando para deixar para 2023 a escolha dos nomes para ocupar as duas vagas de ministros do tribunal abertas, com as aposentadorias dos ex-ministros Napoleão Nunes Maia e Nefi Cordeiro. O sentimento crescente é que Bolsonaro não tem mais condições políticas de escolher novos integrantes do tribunal.

Na segunda-feira (9/8), os ministros deverão decidir como se dará a eleição da lista quádrupla a ser feita por ministros do STJ. Os nomes devem ser apenas de desembargadores federais, e será discutida a forma de se fazer a votação, virtual ou presencialmente.

Se o plenário do STJ decidir pela opção de se fazer somente presencial, isso deverá levar a decisão da votação para o ano que vem, e posteriormente com sucessivos adiamentos, de maneira que Bolsonaro não faça a escolha dos dois nomes. A lista dos quatro candidatos só seria encaminhada ao próximo presidente.

Há também, em paralelo, um grande incômodo pela interferência externa, com vários candidatos apoiados por ministros do STF.

Ministros do STJ querem se afirmar como os donos da escolha, e a interferência do STF não tem sido bem recebida.





Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário