Antibióticos aumentam risco de câncer de cólon, aponta estudo - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Antibióticos aumentam risco de câncer de cólon, aponta estudo


                              

                                                           
                         (Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil)


Cientistas da Universidade de Umeå, na Suécia encontraram indícios claros da relação entre o consumo de antibióticos e o risco aumentado do desenvolvimento de câncer de cólon nos próximos cinco a dez anos. Os resultados foram publicados nesta quarta-feira (1º) no Jornal do Instituto Nacional do Câncer, da Oxford University Press.


A pesquisa analisou dados de 40 mil casos de câncer de cólon  e identificou um risco de 17% maior de desenvolver este tipo de tumor entre indivíduos que fizeram uso de antibióticos por mais de seis meses.


O risco aumentado, no entanto, foi observado no cólon ascendente — a primeira parte a ser alcançada pelos alimentos após o intestino delgado. Não houve risco maior no cólon descendente nem no reto.


De acordo com os autores do estudo, o aumento do risco deste tipo de câncer foi observado até mesmo entre pessoas que fizeram um único tratamento de antibióticos.

A principal suspeita dos pesquisadores é de que o medicamento, embora fundamental para o tratamento de uma série de doenças, tenham impacto na microbiota do intestino.

Fonte Agência Brasil 


Nenhum comentário