Covid-19: dezembro tem aumento na incidência de casos da doença no Amazonas - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Covid-19: dezembro tem aumento na incidência de casos da doença no Amazonas

 

FOTO: Diego Peres/Secom

O novo Boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas, divulgado nesta quarta-feira (29/12), aponta aumento na incidência da doença no Amazonas em dezembro, em comparação com o mês de novembro, mas mostra estabilidade no número de internações e óbitos no mesmo período, o que indica que a vacinação contra a Covid-19 tem registrado resultados positivos.

O boletim edição nº 32 do ano 2, elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), já está disponível no site: https://bit.ly/3pEaZ56. A taxa de incidência da Covid-19 em dezembro chegou a 373 casos por 100 mil habitantes no estado – 124 casos a mais que a taxa registrada em novembro, que foi de 249 casos por 100 mil habitantes.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a grande maioria dos casos positivos da doença tem apresentado sintomas leves ou são assintomáticos.

“Isso é resultado do avanço da vacinação no estado. Reiteramos a importância de dizer sim à vacina, ela é a nossa principal arma para o controle da pandemia da Covid-19”, afirmou Tatyana, ao também reforçar a importância da manutenção dos cuidados de prevenção.

“Não devemos descuidar principalmente do uso de máscaras e evitar aglomerações, para controlar a transmissão não só da Covid-19, mas também de outras síndromes respiratórias agudas graves, já que estamos no nosso inverno amazônico, período sazonal em que registramos um aumento na circulação dos vírus que causam essas doenças”, reforçou a diretora-presidente da FVS-RCP.

Ainda segundo o novo boletim, não há registro de Covid-19 no Amazonas pela nova variante Ômicron. As amostras positivas para a doença seguem para o laboratório do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), onde são submetidas a sequenciamento genético que identifica as linhagens do vírus.

Internações e óbitos – Em relação aos óbitos por Covid-19, o boletim da FVS-RCP aponta que a média móvel nos últimos 14 dias apresentou estabilidade, com menos de dois óbitos por dia.

As hospitalizações, nos últimos 14 dias, também permanecem estáveis. A taxa de ocupação de leitos clínicos destinados ao atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19 é de aproximadamente 19,4% na rede pública e 23% na rede privada. No interior, a taxa de ocupação em leito clínico está em 2,20%.

Vacinação – As medidas preventivas contra a Covid-19 continuam sendo as recomendações da FVS-RCP para enfrentar a pandemia: adesão à campanha nacional de vacinação contra a infecção, uso de máscara de proteção respiratória, higienização das mãos (com água e sabão e/ou álcool a 70%), distanciamento social e evitar aglomerações de pessoas.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também monitora a ocupação da rede de assistência e mantém atualizado plano de contingência para Covid-19 e ações em reforço à vacinação. Nesta quarta-feira, a SES-AM e a FVS-RCP divulgaram nota conjunta em que reduzem de quatro para três meses para aplicação da dose de reforço para população acima de 60 anos, público mais vulnerável a casos graves da doença.


Nenhum comentário