Segunda-feira com temporais em muitos estados do Brasil - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Segunda-feira com temporais em muitos estados do Brasil

 

Manaus -  Foto: Orlando Júnior

A Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) tende a se desconfigurar ao longo desta segunda-feira, mas muitas instabilidades continuam ativas no centro-norte do Brasil, provocando mais chuva sobre a região.

O avanço de uma frente fria pelo oceano provoca chuva entre o leste de SC e do PR e o estado de São Paulo. Volta a chover forte, de forma pontual, inclusive na capital paulista.

Por outro lado, o destaque no Sul é a onda de calor que vai manter as temperaturas entre 35° e 40°C ao longo de semana.

Previsão do tempo para 27/12/2021 - segunda

A semana começa com a atuação de uma onda de calor no Sul do Brasil, por isso as temperaturas ficam bastante elevadas no Sul e em MS já nesta segunda. Não chove no RS e no sul e oeste de SC e do PR. Inclusive, a previsão é de baixos índices de umidade relativa do ar no estado gaúcho. Já no leste de SC e do PR, há expectativa para pancadas de chuva e que pontualmente podem ser fortes, por causa do deslocamento de uma frente fria. Mesmo assim, continua quente.

No Sudeste e no Centro-Oeste as pancadas são isoladas, mas também podem ser fortes. O sol aparece em alguns momentos e o ar fica bastante abafado neste início de semana. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, volta o risco de alguns temporais isolados. Em São Paulo a chuva já pode começar de manhã e ganha intensidade ao longo do dia.

Ainda há risco para chuva volumosa principalmente no norte de Minas Gerais.

Entre as Regiões Norte e Nordeste a previsão é de chuva mais persistente e com risco para temporais em várias áreas, inclusive na Bahia, onde a chuva já trouxe muitos problemas. As temperaturas não sobem tanto nestas Regiões.

Alertas meteorológicos para 27/12/2021

Alerta para temporais entre a Bahia, interior de Pernambuco e do Ceará e no sul do Piauí e do Maranhão;

Alerta para temporal no norte de MG e de Goiás, Acre, Rondônia, sul e leste do Amazonas, Pará e o Amapá;

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no centro-sul e leste de SP, RJ, centro-sul de MG, Espírito Santo, DF, Mato Grosso e em todo litoral do Nordeste;

Atenção para umidade abaixo dos 30% no sul e oeste de SC e do PR e nas áreas do norte e leste do RS.

Alerta para umidade abaixo dos 20% à tarde no oeste gaúcho.


Climatempo*

Nenhum comentário