Últimas do Mix

WhatsApp: criminosos usam foto de perfil de parentes da vítima para aplicar golpe

 

Novo golpe tem sido cada vez mais frequente no WhatsApp (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )

Um novo golpe tem sido cada vez mais frequente no WhatsApp. Um número desconhecido entra em contato com um usuário do aplicativo de mensagens, mas com a foto de algum familiar ou amigo. O criminoso usa a foto falsa para tentar extorquir as vítimas.

Funciona assim: o fraudador envia uma mensagem dizendo que trocou de número e, na sequência, pede ajuda à vítima alegando que precisa fazer um pagamento, mas que está sem o aplicativo do banco no celular provisório.

Segundo o R7, o especialista em prevenções de fraudes Fernando Guariento, da empresa AllowMe, disse que nesse golpe o estelionatário tem a vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos. Isso acontece porque muitos usuários de redes sociais deixam o perfil aberto a desconhecidos e marcam em fotos amigos e parentes.

Além disso, os golpistas podem conseguir dados pessoais das vítimas por meio de vazamentos de dados.

Para evitar esse tipo de golpe a dica é manter o perfil em redes sociais disponível apenas para amigos e familiares. E sempre desconfie quando alguém pedir dinheiro por aplicativos de mensagens.




Fonte: Istoé Dinheiro

Nenhum comentário