Prefeitura de Manaus assina termo com Governo do Amazonas e Cigás para reduzir impactos ambientais no setor de gás natural - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus assina termo com Governo do Amazonas e Cigás para reduzir impactos ambientais no setor de gás natural

Foto: Mix de Notícias/ Ryan Nascimento

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta segunda-feira, 21/2, um protocolo de intenções com o Governo do Amazonas e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), para planejar e executar projetos socioambientais de redução da emissão de gases poluentes e de estudos de uso de energia limpa. Na avaliação do chefe do Executivo municipal, a parceria garantirá celeridade nos serviços públicos em diferentes zonas da cidade.
 
“É mais uma parceria da prefeitura com o governo, isso é modernidade, gestão, nós queremos implementar isso em muitas áreas de Manaus. Temos alguns parques que serão ‘apadrinhados’, principalmente aqueles por onde passam a rede de distribuição da Cigás, que receberão esses serviços. Essa assinatura é um pontapé para uma nova realidade na cidade, em função de tudo que a modernidade nos proporciona, tudo de inovação que possa trazer para Manaus, nós estamos trazendo, nós estamos trabalhando para essa cidade, o que nos une é o amor pela cidade e pela população”, enfatizou o prefeito.
 
As ações de cooperação técnica incluem 16 itens, que contemplam estudo de viabilidade da compra e venda do biogás oriundo do aterro sanitário de Manaus. Além disso, os parques municipais por onde passam a rede de distribuição do Cigás, como Lagoa do Japiim, Mindu, Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, Bilhares e Sumaúma serão despoluídos e conservados com manutenção e limpeza pela prefeitura em parceria com empresas, como Águas de Manaus, Amazonas Energia, Carrefour, entre outras iniciativas privadas, indústrias e estabelecimentos comerciais com atuação na cidade.

Serão desenvolvidos também projetos de sinalização da rede de gás canalizado, iniciativas para disciplinar as instalações de gás canalizado, desburocratizar os processos de investimentos em infraestrutura nas áreas urbanas e rural de Manaus, implantação de projetos de redução de custos com a substituição da energia elétrica pelo gás, em unidades municipais, como hospitais, escolas, cozinhas comunitárias, entre outros.
 
O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, destacou que a ideia é fazer com que a Cigás dê sua contribuição para Manaus. “Através dessa parceria, vai ser possível a gente caminhar de forma conjunta com essas obras, para que não haja maiores prejuízos para o cidadão. A partir da prefeitura, levar esses projetos para outros órgãos, para outros prestadores de serviços, para que possamos usar aquilo que é riqueza da nossa região em benefício da nossa população. Entendemos que é preciso caminhar de forma harmônica para ter resultados positivos e fazer essas entregas para Manaus”,  ressaltou o governador.
 
O prefeito David Almeida destacou, ainda, a implementação de mais lixeiras e campanhas educativas sobre descarte correto de lixos.
 
“Vamos cobrar a responsabilidade também dos moradores, realizar ainda mais campanhas de conscientização, porque esse lixo jogado errado, de uma certa forma, acaba voltando, e os moradores também devem fazer sua parte”, completou Almeida.

Assista:

Nenhum comentário