Vídeo: porta de carro abre e criança fica pendurada em avenida movimentada - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Vídeo: porta de carro abre e criança fica pendurada em avenida movimentada

 

Reprodução

Imagine que você está andando de moto pela cidade e se depara com uma criança quase caindo de um carro em movimento? Essa situação aconteceu na cidade de Puebla, que fica a 133 km da capital do México. A cena foi filmada por um motociclista em uma via bastante movimentada da cidade. Nas imagens, ele reduz a velocidade, pois o sinal está vermelho e para logo atrás de um carro. Após dar continuidade ao seu percurso, o condutor flagra o momento em que a porta do veículo, que está a sua frente, abre e uma criança fica pendurada em meio à avenida. Felizmente, um homem que está no carro consegue agarrar a criança e colocá-la novamente dentro do veículo.

‘Lei da Cadeirinha’ no Brasil

No Brasil, há a “Lei da Cadeirinha” que corresponde à resolução 819 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde abril de 2021. A lei estabelece critérios por idade, peso e altura. Crianças menores de 10 anos de idade que não tenham ainda atingindo 1,45 metro de altura devem ser transportadas no banco traseiro do veículo, com retenção adequada ao seu peso, idade e altura. Quem descumprir a medida paga multa e comete infração gravíssima.

Atualmente, o desrespeito às regras, por ser infração gravíssima, acarreta sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.

Como transportar corretamente crianças e bebês?

0 a 1 ano

Bebês nessa faixa etária ou que pesem até 13 quilos devem ser transportadas em bebê conforto.


1 a 4 anos

Crianças nessa faixa etária ou que pesem entre 9 kg e 18 quilos devem ser transportadas em cadeirinhas.


4 a 7 anos

Crianças nessa faixa etária ou que tenham até 1,45 metro de altura e peso entre 15 kg e 36 quilos devem ser transportadas em assentos de elevação.


7 e meio a 10 anos

Crianças nessa faixa etária ou que tenham altura superior a 1,45 metro devem ser transportadas ainda no banco traseiro, mas somente com cinto de segurança padrão.

Idoso atropelado na faixa de pedestres

No município de Lavras, em Minas Gerais, um idoso de 70 anos foi atropelado ao atravessar a rua na faixa de pedestres na última terça-feira (8). O momento foi registrado por imagens de câmeras de segurança e mostra que o condutor fugiu do local sem prestar socorro à vítima.

O vídeo mostra o exato momento do acidente. Enquanto o homem atravessava a rua, usando a faixa de pedestres, ele foi surpreendido antes de chegar ao outro lado da via. O homem foi atingido pelo veículo e caiu. O motorista fica parado por instantes após a colisão, mas foge em seguida. A vítima foi socorrida por pessoas que estavam próximas ao local e levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A filha do idoso, que é investigadora, acionou a Polícia Civil ao saber do ocorrido.

O condutor já foi identificado. Ele também é um idoso de 76 anos. O motorista foi detido em casa e levado para a Delegacia de Polícia Civil. De acordo com informações dos agentes de segurança, o condutor estava com a carteira de habilitação suspensa e ainda fugiu do local sem prestar socorro.

O delegado que investiga o caso, Josias Moreira, explicou que “ele acabou sendo preso por ter deixado o local e por estar com a habilitação suspensa. Então, os crimes são de menor potencial ofensivo. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, que vai ser encaminhado para a Justiça e ele vai responder pelos crimes. Em relação à lesão corporal, se a vitima tivesse representado, ele seria preso em flagrante e estipulado um valor de fiança. Mas, realmente, a vítima não quis representar contra ele”.

GC Mais*

Nenhum comentário