Campanha anual de vacinação antirrábica inicia na zona rural fluvial - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Campanha anual de vacinação antirrábica inicia na zona rural fluvial

 

Foto – Camila Batista / Semsa

A Prefeitura de Manaus inicia, nesta quinta-feira, 7/4, a etapa fluvial da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2022. Até o dia 28 deste mês, as equipes de vacinadores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand irão atuar em 24 comunidades ribeirinhas situadas na calha dos rios Negro e Amazonas.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marinélia Ferreira, explica que a vacinação na zona rural é importante por conta da facilidade de contato entre os animais domésticos e silvestres.

“Nessas regiões é comum que os animais domésticos entrem na mata e tenham contato com os animais silvestres, aumentando o risco de contaminação pelo vírus da raiva por isso a vacina precisa ser levada a essa população”, observa.

O chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ, Reinaldo Luiz da Silva Lima, explica que nessa primeira etapa da campanha na zona rural, que sempre ocorre antes da etapa da zona urbana, devem ser vacinados aproximadamente mil animais, entre cães e gatos.

“Para receber a vacina antirrábica, o animal necessita ter idade mínima de três meses e estar em boas condições de saúde. E a população deve colaborar permitindo a imunização de cães e gatos, já que os animais domésticos são potenciais vetores da raiva, doença cuja letalidade chega a aproximadamente 100% dos casos”, alerta Reinaldo, informando que a equipe do CCZ seguirá para as comunidades acompanhando a programação das unidades de saúde fluviais Ney Lacerda e Antônio Levino.

A programação do CCZ inclui, entre 7 e 14/4, a vacinação nas comunidades Apuau, Santa Isabel, São Francisco, Aruau, Lindo Amanhecer, Mipindiau, Igarapé-Açu, Cuieiras, Santa Maria, Jaraqui, Costa do Arara e Tatu (rio Negro); e no período de 20 a 28/4, as equipes estarão atuando nas comunidades de Jatuarana, Guajará, São Pedro, Arumã, Nova Vida, Monte Horebe, Caramuri, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bonsucesso e Assentamento Nazaré (rio Amazonas).

O diretor do CCZ Rodrigo Rodrigues, explica que, após a etapa na zona rural fluvial, será feita a programação da campanha para a etapa rural terrestre, ao longo das rodovias BR – 174 (Manaus – Boa Vista) e AM – 010 (Manaus-Itacoatiara).

“Na campanha da zona rural de 2021, foram imunizados 1.056 animais na área fluvial e 12.568 na área terrestre, com as equipes de vacinadores fazendo o deslocamento para um total de 26 comunidades ribeirinhas e 35 áreas em ramais e vicinais ao longo das rodovias”, informa Rodrigo.

Nenhum comentário