Estudo diz que crianças que jogam videogame têm QI mais alto - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Estudo diz que crianças que jogam videogame têm QI mais alto

 

Crianças entre 6 e 10 anos devem passar uma a duas horas por dias nas telas, segundo orientações da OMS

Uma pesquisa divulgada na revista Scientific Reports trouxe uma boa notícia para pais e mães preocupados com o tempo que os filhos passam em dispositivos eletrônicos. Segundo o estudo feito na Universidade de Amsterdam, na Holanda, e no Instituto Karolinska, na Suécia, crianças de 9 a 11 anos que passaram mais de uma hora por dia jogando videogame, durante dois anos, tiveram um aumento de sua inteligência em comparação àquelas que usaram seu tempo para assistir à TV ou a vídeos online ou ainda navegar nas redes sociais. As crianças que jogaram videogame apresentaram um QI (quociente de inteligência) 2,5 pontos maior que aquelas que se dedicaram a outras atividades. 

A pediatra Luiza Menezes ressalta, porém, que não houve excesso de tela e não se trata de um benefício cumulativo, ou seja, quanto mais se joga , maior o QI, visto que o tempo de jogo não foi superior ao estipulado por idade. “Os resultados não justificam o abuso dos dispositivos”, disse ela em post sobre o assunto em suas redes sociais. A orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de uma a duas horas de telas por dia para crianças entre 6 e 10 anos, e de duas a três horas por dia para adolescentes entre 11 e 18 anos, sempre com supervisão de pais/responsáveis.

Luiza também comenta que a comparação não levou em conta crianças em atividades fora das telas, analisando apenas diferentes usos dos eletrônicos, seja no videogame, seja na TV ou vídeos. “A exposição estava presente de toda forma. Qual resultado teríamos comparando essas crianças com um grupo que estivesse brincando, jogando na natureza, interagindo com o mundo real? Essa resposta o estudo não nos trouxe”, pontuou a pediatra. Ela ainda destacou que não foi avaliado o impacto da exposição no sono, estado de ánimo ou desempenho escolar, os quais diversos estudos já mostraram que são comprometidos pelo uso de telas. “Assim, não é possível avaliar os prejuízos associados ao benefício no qual se refere o estudo”, relata Luiza. Ela orienta os pais a ficarem atentos às interpretações de estudos e notícias resumidas sobre os mesmos. “Antes de sair correndo para comprar um videogame para o seu filho, lembre que a maior inteligência que ele irá desenvolver para a vida ainda é aquela conquistada e vivenciada na vida real”, conclui.

Mariana Fraga, administradora e especialista no uso de telas na infância, acrescenta que o estudo focou em práticas como assistir à televisão, socializar nas redes sociais ou jogar online. “Mas não teve nenhum comparativo com ler livros, brincar na natureza ou tempo em família, então eu acho que precisa aprofundar nesses aspectos. Ainda que a criança tenha aumento de QI talvez se ela tivesse lido uma hora por dia ou tivesse tido uma hora de contato com natureza ou mais tempo com os pais, poderia ter um aumento ainda mais significativo na inteligência”, esclarece.

Ela reforça que para além de resultados de estudos como esse, os pais devem manter os cuidados para evitar os riscos do mundo virtual. “Observar o comportamento dos filhos, ter cuidado com os conteúdos que eles acessam, se está de acordo com a idade e é benéfico para eles, evitar virar noite no videogame, fazer uso de telas, antes de dormir, durante refeições ou durante o tempo em família. Ainda que a criança faça uso do videogame, e tudo bem fazer, que seja um uso monitorado, pois pode haver abordagem de estranhos e outros perigos na web”, complementa a especialista.

Os resultados foram obtidos com base em análise de dados e em testes feitos com 5.374 crianças em dois momentos: quando elas tinham idades de 9 e 10 anos e, dois anos depois, quando tinham 11 e 12 anos. Para medir nas crianças o índice de inteligência, um parâmetro criado pelos pesquisadores, foram observadas habilidades cognitivas como compreensão de leitura e vocabulário, atenção, memória e autocontrole, e aprendizado ao longo de uma série de tentativas, entre outras.

Um dos autores do estudo, Torkel Klingber, professor de neurociência cognitiva do departamento de Neurociência do Instituto Karolinska, disse que a descoberta de um impacto positivo dos jogos na mudança na inteligência significa que as crianças que jogaram mais videogames foram as que tiveram mais ganhos de inteligência após dois anos. “Isso é evidência de um efeito causal benéfico dos videogames na cognição e, como descrito anteriormente, é apoiado por vários estudos diferentes”, declarou o pesquisador.

Canguru News*

Nenhum comentário