Prefeitura de Manaus avança na reforma de feiras e mercados na cidade e 35 espaços devem ter obras iniciadas ou concluídas este ano - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus avança na reforma de feiras e mercados na cidade e 35 espaços devem ter obras iniciadas ou concluídas este ano

 

Foto: reprodução 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), segue em ritmo acelerado com as obras de reforma de feiras e mercados da cidade. De janeiro a julho deste ano, 12 já tiveram as obras iniciadas, o que corresponde a cerca de 33% dos 35 espaços que vão passar por melhorias na gestão do prefeito David Almeida.

Das 12 obras em andamento, uma já foi concluída. “Entregamos a feira municipal do Parque 10 de Novembro totalmente revitalizada e conseguimos resolver um problema que afligia os permissionários da praça de alimentação há anos, que era a infestação de pombos no local. Era desconfortável e até uma questão de saúde pública, mas conseguimos resolver instalando um forro em todo o ambiente da feira. Outro problema solucionado foi a construção de um banheiro para pessoas com deficiência, que antes não existia. O ambiente ganhou ares mais modernos, está mais confortável, atraente e com acessibilidade total”, disse o secretário da Semacc, Wanderson Costa.

Há mais de 30 anos trabalhando como permissionário na feira municipal da Compensa, Raimundo Marques relembra pequenas reformas que já foram feitas no espaço, mas que, segundo ele, não trouxeram melhorias para os trabalhadores.

“É louvável essa reforma que o prefeito David Almeida quer fazer, porque outras vezes já mexeram aqui, mas não adiantou nada. Olha o piso, olha a elétrica, olha o estacionamento, temos muitos problemas aqui, então, que Deus abençoe o trabalho do prefeito”, ressaltou o feirante.

De acordo com Mariana Oliveira, permissionária da feira municipal do São Francisco, a reforma no espaço vai trazer de volta o movimento de clientes.

“Devido à estrutura atual, a feira não atrai clientes e a reforma vai ajudar muito a gente que trabalha aqui há muito tempo, vai trazer melhorias, visibilidade e melhorias para o bairro, que está precisando de uma feira ativa, bonita, onde as pessoas possam realmente interagir com os próprios cidadãos do bairro”, afirmou a permissionária.

As reformas de 35 feiras e mercados da cidade estão sendo executadas por meio do programa “Mais Manaus”, lançado no ano passado pelo prefeito David Almeida, e do convênio firmado entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado, que destinou cerca de R$ 25 milhões para as obras. A iniciativa confirma o empenho da gestão municipal em transformar a realidade de feirantes e clientes, na cidade.

“Nossas feiras e nossos mercados estavam esquecidos, abandonados, mas a gestão do prefeito David Almeida, com esse pacote de reformas, está resgatando a autoestima dos nossos permissionários. Todas as 43 feiras e mercados da nossa cidade vão ser reformados ainda nessa gestão e isso vai permitir mais geração de emprego e maior lucratividade para a categoria”, destacou o secretário da Semacc.

Além da feira do Parque 10, entregue no início deste mês, seguem em obras as feiras do Japiim, da Raiz, do São Francisco, da Japiinlândia, do Alvorada 2, feira Modelo da Compensa, Quarentão da Compensa, Mini Shopping da Compensa, mercado municipal Carneiro da Mota, além das feiras itinerantes Prefeito 1 e Prefeito 2. As demais, seguem tramitando nos processos de licitação. Além da reforma física e pintura geral, todos os espaços também vão ser dotados de rampas e banheiros para Pessoas com Deficiência (PcD), para facilitar a acessibilidade. As reformas estão sendo feitas por etapas, para que nenhum permissionário fique sem poder trabalhar, no período das obras.

“David Almeida é um grande profeta e está sendo um grande batalhador e um grande prefeito dentro da nossa Manaus. Eu agradeço por tudo o que o senhor fez e está fazendo”, finalizou Adalberto Oliveira, permissionário da feira da Compensa há quase 35 anos.

Nenhum comentário