Mais de 21 toneladas de pirarucu ilegal são apreendidas em Parintins, no AM - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Mais de 21 toneladas de pirarucu ilegal são apreendidas em Parintins, no AM

 Foto: Secom/Prefeitura de Parintins
Mais de 21 toneladas de pirarucu ilegal foram apreendidas na quarta-feira (3), em Parintins, no interior do Amazonas. O pescado estava em duas embarcações que saíram das cidades Tefé e Fonte Boa, respectivamente.

A ação foi coordenada pela Polícia Federal e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins (Sedema).

Uma equipe de policiais federais, que estavam em patrulhamento na região, acionou a Sedema. Segundo a polícia, os proprietários das embarcações não apresentaram documentos que comprovassem a origem e a legalidade do material.

A equipe de fiscalização lavrou o auto de infração e a aplicação da multa.

O proprietário de uma embarcação recebeu multa em torno de R$ 50 mil e o outro pode chegar a mais de R$ 450 mil.

A Capitania dos Portos também foi acionada e constatou que a situação das embarcações era irregular.

Parte do pescado estava em mantas, salgadas e frescas, e outra parte em peixes inteiros, chamados "charutos". O produto deverá ser distribuído para escolas, entidades e famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação será coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

A pesca do pirarucu é proibida pela Lei do Defeso e por legislação estadual, sendo permitida somente em áreas de manejo, nas unidades de conservação ou de acordo de pesca, tanto do estado como federal.

Fonte: G1

Nenhum comentário