Últimas do Mix

Prefeitura leva serviços de saúde para comunidade indígena na zona Leste de Manaus

Foto: reprodução 

A Prefeitura de Manaus realizou uma ação, na manhã desta sexta-feira, 12/8, com a oferta de serviços de saúde para moradores da comunidade indígena Nova Esperança, do povo kokama, na zona Leste. Executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a atividade integra a programação do Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno, e da Semana do Bebê Manauara.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Keila Abreu, informou que o evento busca valorizar a inserção da saúde indígena no projeto de incentivo ao aleitamento materno.

“Nós viemos, hoje, realizar mais um evento do Agosto Dourado, valorizando a saúde indígena dentro das nossas ações. Tivemos um resultado positivo com a participação assídua da comunidade, que está sendo sensibilizada sobre todo o processo de acompanhamento e desenvolvimento das nossas crianças indígenas”, disse.

De acordo com Keila, além das atividades de incentivo à amamentação, o evento também contou com ações de saúde bucal, com entrega de escovas de dente e creme dental, consultas médicas, atualização da caderneta de vacinação infantil e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promovidas pelo Distrito de Saúde (Disa) Leste.

Jocimara dos Santos, de nome indígena Urútça (que significa “rosa”), foi uma das mães participantes do evento. Ela parabenizou as equipes pela iniciativa de levar mais informações sobre a amamentação até a comunidade.

“O leite materno é muito importante para o meu filho. Quando ele adoece, ele não quer comer outras coisas e é o leite materno que o fortalece. A minha menina de 4 anos mama até hoje e, às vezes, eu amamento os dois ao mesmo tempo. Todas as mães aqui da comunidade entendem a importância de dar o leite materno para os seus filhos”, contou.

A cacica da comunidade Nova Esperança Kokama, Maria do Socorro, de nome indígena Nenê, agradeceu pelos serviços disponibilizados pela Semsa aos moradores no local.

“Agradecemos por todos os eventos que vêm sendo realizados para melhorar a saúde da gente, principalmente para as nossas mãezinhas que estão amamentando. A equipe do Disa Leste sempre nos acompanha e vem até nós para trazer consultas e outras ações”, afirmou.

Nenhum comentário