‘Sabadão da Saúde’ chega à última edição com 43 unidades abertas da Prefeitura de Manaus de 8h às 16h - Mix de Notícias

Últimas do Mix

‘Sabadão da Saúde’ chega à última edição com 43 unidades abertas da Prefeitura de Manaus de 8h às 16h

Foto: reprodução 

Após levar serviços de promoção à saúde para mais de 75 mil pessoas, nos três primeiros sábados de agosto, a Prefeitura de Manaus irá promover a quarta e última edição do “Sabadão da Saúde” neste dia 27/8. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá executar a mega-ação por oito horas ininterruptas, em todas as zonas geográficas da cidade.

A população terá acesso a diversos serviços, sem necessidade de agendamento, de 8h às 16h, em 43 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A lista com todos os endereços pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e também no link bit.ly/UnidadesSabadao.

“Essa estratégia foi criada para intensificar o acompanhamento de grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, que estão com exames, consultas e, principalmente, vacinação pendentes. Reforço que os usuários precisam levar documento de identidade com foto, CPF e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde)”, informou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

A titular da Semsa detalhou que o “Sabadão da Saúde” oferta coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero a mulheres de 25 a 64 anos; consultas pré-natal para gestantes a partir do primeiro mês de gravidez; aferição de pressão arterial, exame de hemoglobina glicada e consultas médicas para pessoas com suspeita ou confirmação de hipertensão e diabetes.

Em relação à vacinação, as unidades irão ofertar todos os imunizantes do calendário básico, para atualização da caderneta de crianças e adolescentes de até 14 anos.

“Todos esses serviços são ofertados diariamente na rotina da rede, mas estamos promovendo o “Sabadão”, para facilitar o acesso de quem não tem tempo durante a semana. Esses esforços foram determinados pelo prefeito David Almeida, para estimular que a população manauara adote hábitos saudáveis, tenha mais qualidade de vida, e receba a assistência adequada na oferta da Atenção Primária”, disse a secretária Shádia Fraxe.

Nenhum comentário