Yanomamis relatam dificuldades para acesso a saúde e invasão de garimpeiros em território, no AM - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Yanomamis relatam dificuldades para acesso a saúde e invasão de garimpeiros em território, no AM

Foto: reprodução 

Indígenas Yanonamis do Alto Rio Negro, no Amazonas, relataram dificuldade de acesso a saúde, falta de medicamentos e transporte, além da invasão de garimpeiros em território. As denúncias foram feitas à Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), que visitou os indígenas entre os dias 25 a 27 de julho deste ano.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (4).

O Polo do Alto Rio Negro da DPE participou da XX assembleia ordinária da Associação Yanonami do Rio Cauaburis e Afluentes (Ayrca), na comunidade indígena Maturacá, entre os municípios de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro (AM).

Durante três dias, os indígenas apresentaram as dificuldades encontradas na região, principalmente quanto ao acesso a saúde, abuso de álcool e exploração ilegal do território indígena por garimpeiros.

Foto: reprodução 

Os indígenas são considerados de recente contato. De acordo com a DPE, a defensora pública Isabela Sales, que atua no Polo do Alto Rio Negro, participou da assembleia para ouvir as demandas e intermediar soluções.

Segundo ela, a visita também faz parte dos trabalhos iniciados em junho deste ano, quando a Defensoria instaurou um Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (Padac) a fim de investigar possíveis violações aos direitos fundamentais dos Yanomami nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. À época, a DPE identificou irregularidades no atendimento à saúde para as comunidades Yanomami do Estado, além da falta de acesso a registro civil.

“Entre os principais problemas destacados por eles estão a reorganização do sistema de saúde, a criação de estruturas específicas dentro do Distrito Sanitário Especial Indígena para atender esse povo, porque eles possuem peculiaridades culturais diferentes de outros povos indígenas. Então, eles precisam de tratamento diferenciado”, explicou.

De acordo com a defensora, os Yanomami também denunciam falta de medicamentos e transporte adequados para conseguir atendimento médico em outras comunidades, água potável e vigilância territorial, uma vez que o garimpo ilegal tem invadido a terra indígena e trazido consequências como abuso de álcool e outras drogas, além da exploração sexual de menores.

A defensora lembrou que recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Corte Interamericana de Direitos Humanos determinaram a adoção de uma série de medidas para assegurar a proteção dos povos indígenas na Amazônia.

"O nosso papel é o de acompanhar se essas medidas estão sendo tomadas, principalmente considerando que esses povos são extremamente vulneráveis e de recente contato. Por isso, viemos aqui para ouvi-los e encontrar formas de assegurar esses direitos", disse.

A partir das demandas apresentadas durante a assembleia, em setembro, a Defensoria Pública vai retornar à comunidade para realizar um mutirão de atendimentos jurídicos, afim de resolver questões como curatela, certidão de óbito tardio e outros atendimentos.


Fonte: G1 

Nenhum comentário