Últimas do Mix

CCZ divulga calendário de agendamento para castração de cães e gatos entre outubro e dezembro


                                                                       Foto:  Divulgação / Semsa
O  Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, vai iniciar no dia 30/9 um novo período para agendamento do serviço de castração de cães e gatos no sistema “CCZ Cidadão”, no endereço ccz.manaus.am.gov.br. O calendário para o serviço é organizado a cada trimestre e as vagas são liberadas no sistema para agendamento a cada 15 dias.

No calendário para o agendamento no período de outubro a dezembro, o sistema irá liberar as vagas no dia 30 de setembro; nos dias 14 e 27 de outubro; nos dias 11 e 30 de novembro; e dia 15 de dezembro. O serviço é oferecido de forma gratuita.

As vagas são liberadas no sistema a partir das 7h30 nos dias informados, mas, para realizar o agendamento, os interessados devem fazer um cadastramento prévio no site ccz.manaus.am.gov.br, quando o tutor do animal preenche um formulário eletrônico com informações como nome completo, endereço, CPF, e-mail e número de telefone.

O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Rodrigues, orienta que os tutores interessados façam o cadastro com antecedência, não deixando para realizar no dia da liberação das vagas no sistema.

“Como a demanda pelo serviço é muito grande, o cadastro antecipado torna mais fácil para o tutor agendar uma vaga. O cadastro pode ser feito a qualquer momento, mas o tutor deve ficar alerta para as datas do agendamento e também é importante que fique atento para não faltar na data marcada para o procedimento cirúrgico. O CCZ registra aproximadamente de 40% de faltosos nos agendamentos, o que termina dificultando a continuidade na oferta do serviço e também prejudica as pessoas que precisam castrar o seu animal”, destaca o diretor.

A castração pode ser feita em cães e gatos, machos ou fêmeas, com idade mínima de cinco meses, e tem como objetivo o controle reprodutivo, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas e mesmo o risco de acidentes de trânsito, e diminuindo o risco de transmissão de zoonoses, que são as doenças que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano, como a raiva.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Saúde, no 0800 280 8 280, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail cczcidadao@pmm.am.gov


Nenhum comentário