Últimas do Mix

Festival “Tarumã Alive” convoca voluntários para ação ambiental

 

Foto: Kiko Sanches

Manaus (AM)- Meio ambiente e música unidos pela Bacia do Rio Tarumã-Açu. É esse o propósito do Festival Tarumã Alive, que convoca voluntários de toda Manaus para um fim de semana de ações ambientais e intervenções artísticas, nestes sábado (24) e domingo (25), na Marina do Davi, bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Interessados devem fazer inscrição on-line até a sexta-feira (23).

“Somos um festival de música que há sete anos desenvolve ações de conscientização em prol da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açú. Neste fim de semana teremos o pré-festival, que consiste em uma grande mobilização pela conservação do nosso Tarumã, junto a todos que também acreditam nesta causa”, ressaltou a cantora Márcia Novo, uma das organizadoras do evento.

A ação ambiental do Tarumã Alive está marcada para ocorrer das 8h às 12h. No sábado (24) será realizada a coleta de resíduos sólidos no Igarapé do Gigante e na Marina do Davi, em parceria com o projeto Remada Ambiental. Entre as atrações musicais estão a DJ Rafa Militão, DJs Fzero, além da cantora Tay Rodrigues.

Já no domingo (25) serão realizadas atividades de educação ambiental e conscientização junto a comunitários e banhistas usuários da marina. Enquanto isso, o palco será comandado pela DJ Lluaninha, pelo DJ Raul Mota e, também, pela cantora Patrícia Moraes. Voluntários também estarão coletando assinaturas para uma petição pela vida do Tarumã.

Também integram atividades voluntárias a instalação de lixeiras na Marina do Davi e um “artivismo”, com intervenção de grafiti conduzida pela artista Déborah Erê.

“A proposta é já fazermos uma ativação para o festival e chamarmos atenção para essa causa tão importante. Mostrar que temos preocupação com o Tarumã e força para agirmos coletivamente, pela vida do Tarumã-Açú e pela nossa própria vida”, destacou Márcia Novo, que estará na apresentação do evento junto ao cantor Jander Manauara e o ativista Jadson Maciel. 

Como participar

Para fazer parte das ações ambientais deste fim de semana, interessados devem inscrever-se pelo link forms.gle/cJHNETi1g8TJor9s9 e aguardar contato da equipe organizadora. As inscrições devem ser feitas até a sexta-feira (23). Toda a ação é de caráter voluntário e sem fins lucrativos, segundo destaca Jadson Maciel.

“A participação da sociedade na ação ambiental do Tarumã Alive é importantíssima, porque a gente está enfrentando um desafio grande, que é o descarte incorreto de resíduos.  O Tarumã está pedindo socorro e precisamos de mais vozes para somar nessa luta, de voluntários que possam atuar como multiplicadores e que acreditem que a mudança é sim possível de ser feita”, completou. 

Tarumã Alive

O festival acontece anualmente desde 2016, promovendo shows de artistas da região norte, além de atividades esportivas ao ar livre, feira criativa e mutirões de limpeza nos três principais igarapés de desaguam no Tarumã-Açu. Em 2019, o evento reuniu mais de 3 mil pessoas na Praia da Lua.

Em todos esses anos, mais de 1,2 mil voluntários já fizeram parte das ações, que resultaram na coleta de 12 toneladas de resíduos das margens do Tarumã. Além disso, a festa já mobilizou 200 profissionais da música, deu visibilidade a mais de 40 empreendedores locais e resultou em aproximadamente R$80 mil em geração de renda local.

A ação deste fim de semana está sendo realizada pela Acauã Eventos, pelo Projeto Remada Ambiental e pelo movimento cultural Pirão Amazonas. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), além das empresas Ecoforte, Simbioze Amazônica e distribuidora Nascer do Sol.

Nenhum comentário