Khosta-2: vírus semelhante ao Covid-19 é descoberto na Rússia - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Khosta-2: vírus semelhante ao Covid-19 é descoberto na Rússia

Foto: Jose Cabezas/File Photo / Reuters
Batizado de Khosta-2, um novo vírus foi encontrado em morcegos por cientistas na Rússia, com semelhanças ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19. Da mesma subcategoria da causadora da pandemia, o patógeno é considerado um sarbecovírus, bem como uma zoonose (doenças originalizadas em animais).

Os pesquisadores ainda alertam que a nova doença tem proteínas que podem afetar os humanos e consideram que os anticorpos desenvolvidos atualmente não teriam capacidade de combatê-lo, segundo testes já realizados.

Liderados por cientistas da Escola para saúde Global Paulo G. Allen, da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, os pesquisadores publicaram as descobertas do novo vírus e os resultados dos testes na revista PLoS Pathogens. 

"Nossa pesquisa demonstra ainda que os sarbecovírus que circulam na vida selvagem fora da Ásia --mesmo em lugares como o oeste da Rússia, onde o vírus Khosta-2 foi encontrado-- também representam uma ameaça à saúde global e às campanhas de vacinas em andamento contra o Sars-Cov-2 (Covid-19)", afirma o virologista da universidade e autor do estudo, Michael Letko.

"Geneticamente, esses estranhos vírus russos pareciam alguns dos outros que foram descobertos em outras partes do mundo, mas como não se pareciam com o Sars-CoV-2, ninguém pensou que fossem realmente algo para ficar muito intrigado. Mas, quando os observamos mais, ficamos realmente surpresos ao descobrir que eles podem sim infectar células humanas. Isso muda um pouco nossa compreensão desses vírus, de onde eles vêm e quais regiões são preocupantes", alerta Letko.

Fonte: Terra

Nenhum comentário