Moura Tapajóz inicia ‘Semana de Segurança do Paciente 2022’ - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Moura Tapajóz inicia ‘Semana de Segurança do Paciente 2022’


Fotos – Divulgação/ Semsa
A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, deu início, na manhã desta quarta-feira, 21/9, à “Semana de Segurança do Paciente 2022”. O evento, realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), aconteceu no auditório da maternidade e contou com a presença de estudantes e profissionais da área de Saúde, objetivando discutir estratégias inovadoras para a qualidade do cuidado e segurança do paciente.

“Nós, profissionais que atuamos na maternidade, precisamos de momentos como esse, em que compartilhamos conhecimentos e experiências, para identificar oportunidades de melhoria na assistência hospitalar e discutir as melhores estratégias para que quaisquer riscos ainda existentes possam ser diminuídos por meio do diálogo, da revisão das atitudes assistenciais e do ajuste das condutas diante dos protocolos que hoje são utilizados”, destacou a diretora da MMT, enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz.

Segundo a chefe do Núcleo de Segurança do Paciente da MMT, enfermeira Maria Ozanilda Bezerra de Oliveira, em 17 de setembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial da Segurança do Paciente, que, este ano, teve como tema central escolhido o uso seguro de medicamentos, e como slogan da campanha “Medicação sem Danos”.

“Precisamos nos atualizar constantemente sobre os vários novos protocolos multiprofissionais e trabalhar de forma séria para buscarmos reduzir ao máximo os índices de infecção e os possíveis erros que possam acontecer dentro do processo de internação do paciente, objetivando a melhoria nos processos e a qualidade dos atendimentos assistenciais”, explicou Ozanilda.

Em 2004, a Organização Mundial de Saúde colocou a Segurança do Paciente como uma questão estratégica em todo o mundo e criou a World Alliance for Patient Safety, que é a Aliança Global para Segurança do Paciente, com o objetivo de organizar os conceitos e as definições sobre segurança do paciente e propor medidas para reduzir os riscos e diminuir a incidência dos eventos adversos.

A “Semana de Segurança do Paciente 2022”, da MMT, segue até sexta-feira, 23/9, e ainda vai abordar os temas Uso Racional de Medicamentos e os Perigos da Automedicação; Comunicação Efetiva; Identificação do Paciente com Foco no Reprocessamento de Material; Segurança do Paciente na Atenção ao Parto e Nascimento; e Prevenção de Infecção de Corrente Sanguínea relacionada a cateter.


Nenhum comentário