Últimas do Mix

Pesquisa revela qual candidato tem mais chances de se tornar governador do Amazonas

Foto: Montagem/Victória Cavalcante/Portal Mix de Notícias
Divulgada nesta quarta-feira (21), a pesquisa eleitoral realizada pela empresa Perspectiva Mercado e Opinião, revela que os candidatos Wilson Lima (UB), Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB), seguem na liderança da intenção de voto do eleitorado amazonense, mas que apenas um tem uma vantagem expressiva sobre os adversários. 

Segundo os dados levantados pela pesquisa, o atual governador Wilson Lima, que tenta reeleição, segue sendo o favorito, com 33,4% das intenções de voto. O representante do partido União Brasil também apresenta 10,3 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Amazonino Mendes.


Wilson Lima saiu de 29,8%, subindo para 33,4% e dobrou sua diferença de 5% para 10,3% em relação a Amazonino Mendes.

Amazonino mendes que já foi governador do Amazonas e prefeito de Manaus, teve uma leve queda na preferência dos votos 1,7%, descendo de 24,8% na primeira pesquisa de setembro para 23,1% obtidos nesta última pesquisa.

Empate técnico

Eduardo Braga aparece em terceiro lugar nas pesquisas, mas tem um empate técnico com o candidato Amazonino, já que saiu de 20,9% para 22,4% nas intenções de votos. Nas duas últimas pesquisas, a diferença entre Amazonino e Braga caiu de 3,9% para 0,7%.

Outros candidatos

O quarto colocado, Ricardo Nicolau, caiu de 7,2% para 5,1% (-2,1%), enquanto Carol Braz oscilou de 3,1% para 2,5% (-0,6%) e Henrique Oliveira recuou de 2,2% para 1,2% (-1,0%). Brancos e Nulos sofreram uma oscilação de 5,8% para 4,7% (-1,1%) e os Indecisos subiram de 5,6% para 6,9% (+1,0%).

Cenário político no interior e na capital

Segundo a Perspectiva, o governador Wilson Lima tem 39% dos votos no interior e Eduardo Braga 32%. Amazonino aparece com apenas 16%. Em Manaus, Wilson e Amazonino Mendes aparecem empatados com 29% dos entrevistados, e Eduardo tem apenas 14%.

Registro no TSE

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código de número AM-08091/2022, esta é a quinta pesquisa eleitoral da Perspectiva para os cargos de Presidente da República, Governador e Senador pelo Amazonas e foi executada com recursos da própria empresa. O universo amostral é de 1.500 entrevistas realizadas na capital amazonense e nos 24 maiores colégios eleitorais do interior do estado, entre os dias 18 e 20 de setembro do ano corrente.

A margem de erro é de 2,5%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95,0%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.

*Victoria Cavalcante-Portal Mix de Notícias

Nenhum comentário