Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus avança na recuperação de redes de drenagem na zona Oeste


Fotos – Márcio Melo/Seminf
No local, a antiga rede foi comprometida durante o período de fortes chuvas, ocasionando o desanelamento das manilhas e, com isso, impedindo a passagem correta das águas pluviais e causando uma erosão. Ao identificar o problema, as equipes da Seminf atuaram de imediato, evitando, assim, transtornos posteriores.

O engenheiro Jackson Matos, fiscal da obra, relata que as equipes trabalham de forma manual, pois o uso de maquinário poderia comprometer as residências, por conta de trepidações.

“É um trabalho feito com muita cautela. O rompimento da tubulação causou uma erosão na via, comprometendo casas e um edifício residencial. Fizemos uma avaliação técnica no local e decidimos trabalhar manualmente para não comprometer a estrutura das residências. Toda a antiga tubulação na rua José de Vasconcelos está sendo substituída e, com a nova rede de drenagem, os moradores não sofrerão mais com problemas de alagamentos e erosões”, relatou Matos.

A solicitação da obra foi feita pelo morador Francisco Serapin, que procurou a Prefeitura de Manaus e imediatamente foi atendido. “A gente já não aguentava mais essa situação aqui da rua alagada. Essa tubulação já era muito antiga, por isso procurei a prefeitura. As equipes conversaram com os moradores e logo iniciaram os trabalhos aqui na rua. Eu fico muito feliz e aliviado em saber que não vamos mais sofrer com alagamentos aqui nessa área”, disse o morador.

Simultaneamente, as equipes de obras, que atuam na zona Oeste de Manaus, realizam desobstrução de caixas coletoras. Hoje, 21/9, esse serviço teve início na rua Gilberto Mestrinho, bairro Compensa 3, com a limpeza total da caixa, obstruída devido a uma grande quantidade de lixo acumulado, ocasionando alagamentos na via.

Na rua Santa Rita, bairro Compensa 2, um bueiro entupido dificultava a passagem dos moradores na via, por conta de alagamentos. As equipes da Seminf também realizam os serviços de desobstrução no local, que vão ser finalizados com os trabalhos de drenagem superficial, onde será feita a construção de uma calçada que foi destruída por um caminhão.

No bairro Compensa 3, o entupimento da caixa coletora, também por conta do acúmulo de lixo, estava ocasionando o alagamento da rua T6, bem em frente à feira do Quarentão, prejudicando não apenas a passagem de pedestres, como também o tráfego de ônibus do transporte coletivo na via.

As equipes da prefeitura desobstruíram a caixa e pedem que a população não jogue lixo nas ruas, essa é a principal causa de alagamentos, já que o material acumulado obstrui os bueiros, responsáveis pela passagem de águas, especialmente em dias de chuvas.

Nenhum comentário