Avanços da saúde básica no 2º quadrimestre são apresentados à CMM pela Prefeitura de Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Avanços da saúde básica no 2º quadrimestre são apresentados à CMM pela Prefeitura de Manaus

Fotos – Elienai Emanuel / Semsa
Os avanços alcançados pela Prefeitura de Manaus na saúde básica do município, no segundo quadrimestre deste ano, foram apresentados à Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quinta-feira, 20/10. Participaram da audiência pública o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento, Nabig Salem, e demais técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A prestação de contas realizada pela Semsa cumpre o que determina a legislação, com objetivo de dar transparência à aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e monitorar, a cada quadrimestre, a execução da Programação Anual de Saúde (PAS).

“A gente usa as metas da PAS como nosso foco e fazemos um planejamento para que todas elas sejam alcançadas. Hoje vimos na casa do povo, na Câmara Municipal, para fazer essa apresentação e saímos daqui com a sensação de dever cumprido, porque tivemos êxito na grande maioria das ações previstas, e ultrapassamos muitas metas estabelecidas”, afirmou o subsecretário Djalma Coelho.

Destaques

No segundo quadrimestre, entre maio e agosto, a PAS compreendeu 32 indicadores de saúde, com metas estabelecidas para fortalecer a atenção à saúde de mulheres, crianças, indígenas, vigilância alimentar e nutricional, pacientes com condições crônicas, vacinação, entre outros.

De acordo com Djalma, alguns dos destaques são: a ampliação de indígenas, migrantes e refugiados atendidos pela rede municipal de saúde; aumento no número de gestantes com consultas odontológicas e de pré-natal em dia; redução na taxa de gravidez na adolescência; e redução no número de novos casos de sífilis congênita em menores de 1 ano de idade.

“A maioria dos indicadores está acima da meta e isso demonstra a seriedade, o compromisso e a competência da gestão e dos servidores da Semsa com a saúde da população de Manaus. Eu me sinto satisfeito em ver em uma audiência pública números tão satisfatórios, inclusive em relação ao cuidado com a questão financeira, em mostrar quanto foi gasto e em que foi gasto”, declarou o presidente da Comissão de Saúde da CMM, o vereador Doutor Daniel Vasconcelos.

Nenhum comentário