Aconselhamento genético em Traço Falciforme é tema de webconferência da Prefeitura de Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Aconselhamento genético em Traço Falciforme é tema de webconferência da Prefeitura de Manaus

Fotos – Divulgação / Semsa
O tema “Aconselhamento Genético em Traço Falciforme na APS” será abordado nesta quarta-feira, 23/11, a partir das 14h, em mais uma edição do “Diálogos da APS”, conjunto de webconferências da Prefeitura de Manaus que têm o objetivo de contribuir para a educação permanente dos servidores municipais da saúde. A transmissão também será aberta à participação da população pelo link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/esap-semsa.

A conferência será conduzida pela técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Gerda Costa, e terá como convidada, a enfermeira Cilícia Silva, da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam).

O encontro virtual sobre o tema será um momento oportuno para que os participantes falem sobre o fluxo do aconselhamento genético da gestante com traço falciforme, que passará a ser realizado pelas unidades da Semsa, em parceria com o FHemoam, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

A enfermeira Gerda Costa explica que as gestantes diagnosticadas com traço falciforme serão acompanhadas, tanto pela Atenção Primária, quanto pela FHemoam. “A partir do exame de eletroforese, que já é realizado pela Atenção Primária, podemos rastrear a Doença e o Traço Falciforme, acompanhando de forma qualificada a gestação, por meio de um projeto terapêutico singular, isto é, específico para a gestante portadora das anteditas afecções”, explica.

Segundo o Ministério da Saúde, a anemia falciforme é a doença hereditária mais comum no Brasil. A causa da doença é uma mutação no ponto da globina beta da hemoglobina, originando no lugar da hemoglobina A (HbA) uma hemoglobina mutante, denominada hemoglobina S (HbS).

Há casos em que estas moléculas alteradas podem sofrer uma reação química, chamada de polimerização com falcização, em que toma a forma de foice, por isso o nome falciforme, ocasionando o encurtamento da vida média dos glóbulos vermelhos, fenômeno de vaso-oclusão, resultando em episódios de dor e lesão de órgãos.

O aconselhamento genético tem o objetivo de direcionar a tomada de decisões a partir da compreensão de como o fator hereditário pode gerar ocorrência de doenças genéticas, dentre as quais, a anemia falciforme.

No encontro desta quarta-feira, os participantes poderão esclarecer dúvidas e receber orientações sobre como conduzir os pais e mães para que esse processo de tomada de decisão seja assertivo e consciente.

Nenhum comentário