Últimas do Mix

Inscrições para cursos de graduação no IFAM seguem abertas até o dia 30/11

 

Imagem: reprodução

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) continuam abertas até as 19h da próxima quarta-feira (30), via internet (http://graduacao.ifam.edu.br/). São ofertadas 315 vagas destinadas aos campi Parintins, Presidente Figueiredo, Manaus Centro, Manaus Zona Leste e Manaus Distrito Industrial, por meio da seleção de notas via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para concorrer a uma das vagas do IFAM ofertadas neste processo seletivo, o candidato deve atender aos procedimentos, prazos e regras determinados no edital e atender aos seguintes pré-requisitos: ser portador do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente ou ser candidato cursando o terceiro ano do ensino médio com previsão de conclusão até dezembro de 2022; e ter realizado o Enem em uma das edições aceitas neste processo seletivo. As aulas têm previsão de início em março de 2023, conforme calendário de cada campus.

Sisu - Em breve, um novo edital com mais 315 vagas será disponibilizado para seleção via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a depender do cronograma do Ministério da Educação (MEC). Quem realizou o Enem em 2022 poderá se inscrever para concorrer a uma das vagas do IFAM.

Sobre os cursos de graduação presencial

📌 Tecnologia: São cursos de nível superior com formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, tendo a duração média de dois a três anos. Embora possuam uma duração menor que os outros graus, os egressos possuem capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade, posto que os cursos têm como foco a prática profissional. 

Cursos: Alimentos, Processos Químicos, Produção Publicitária,  Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Industrial, Mecatrônica Industrial, Logística, Sistemas de Telecomunicações e Gestão Comercial.

📌 Licenciatura: São cursos de nível superior com duração média de quatro anos, formam essencialmente educadores. Ou seja, este grau é focado na formação de profissionais que pretendem atuar como professores, podendo ministrar aulas na educação básica (ensino fundamental e médio). Nesta área há grandes oportunidades de formação continuada, seja em cursos Lato Sensu ou Stricto Sensu. 

Curso: Física.

📌 Bacharelado: São cursos de nível superior com duração média de quatro a seis anos, tendo como foco a formação científica ou humanística, conferindo ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel, podendo se especializar por meio dos cursos de pós-graduação.

Cursos: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Software, Engenharia em Aquicultura e Medicina Veterinária.

Nenhum comentário